terça-feira, setembro 03, 2013

O SLB no fecho do mercado

1. A primeira afirmação que se pode fazer sobre o plantel do SLB após o fecho do mercado é que estamos perante o melhor e mais equilibrado conjunto de jogadores dos últimos anos, embora, para tal, tivesse sido necessário perder nos Barreiros e ganhar "à rasca" ao Gil Vicente (duvido Oblak, Fejsa e Siqueira estivessem no plantel se os resultados e as exibições tivessem sido outros). Mesmo apesar da lesão de Salvio, uma baixa de peso, existem agora boas (ou pelo menos caras) opções para todos os lugares e alternativas credíveis, ou pelo menos aceitáveis, aos designados como "titulares". Ora vejamos:
  • Oblak é uma boa alternativa a Artur Moraes.
  • Sílvio e André Almeida são boas alternativas a Maxi Pereira. No caso de André Almeida, pergunto-me mesmo não será ele a melhor opção para o lugar.
  • Mantém-se o trio de centrais utilizado na época passada e Steven Vitória é certamente melhor e mais experiente alternativa do que Roderick ou Miguel Vítor.
  • Finalmente, existe uma opção credível para o lado esquerdo da defesa: Siqueira é um jogador com rotina do lugar e do futebol europeu, para além de preencher as características que um lateral deve ter para o futebol de Jorge Jesus.
  • No meio-campo existem agora alternativas a Matic (Fejsa) e a Enzo Perez (Amorim), podendo aí ainda actuar, em último recurso, André Almeida, já que, como sabem os que por aqui passam, não vejo em André Gomes qualidades para integrar o plantel principal.
  • Quanto ao meio-campo ofensivo e ataque, apesar da "baixa" de Salvio, as opções são muitas e variadas. Desnecessário será enumerá-las.
A estratégia (infelizmente tudo tem sempre dois lados) é conhecida: com este plantel a administração da SAD poderá afirmar ter dado ao treinador todas as condições para uma época bem sucedida, e se tal não acontecer restar-lhe-à apontar o responsável. Enfim, não sendo eu um grande entusiasta de Jorge Jesus, tenho de dizer que as coisas nem sempre são assim tão simples quando toca à repartição de responsabilidades

2.  O problema é que os maus resultados (quem não ganha tem mais dificuldades em valorizar e vender jogadores e sofre maior pressão dos adeptos para não o fazer), em conjunto com outras questões menos evidentes (perda de influência junto de empresários ou menor influência destes no mercado?), estão a dificultar a implementação do modelo de negócio que tem permitido o equilíbrio financeiro do clube. A não ser que o mercado russo ainda reserve alguma, pouco provável, surpresa, a ausência de um encaixe financeiro significativo é preocupante. Depois de ter afirmado que somente a partir da próxima época o SLB não seria obrigado a gerar mais-valias significativas com a venda de jogadores (embora não tenha explicado como nem porquê) Luís Filipe Vieira e a administração da SAD deveriam ser agora fortemente questionados sobre este assunto.

Sem comentários: