quarta-feira, setembro 25, 2013

A entrevista de Bruno de Carvalho ao "Jornal de Negócios"

Ok, já sabemos - e já sabíamos - da péssima gestão da direcção anterior do SCP, de como Bruno de Carvalho negociou um acordo com a Banca, de como conseguiu reduzir drasticamente a massa salarial do clube e adequar o orçamento do futebol profissional aos objectivos realistas actuais do SCP, evitar futuros casos como o de Bruma, converter dívida em capital, realizar valor com a venda de alguns activos, "independentizar-se" face ao FCP, etc, etc. Mas que me desculpem os meus amigos sportinguistas: se o trabalho realizado é muito positivo e tem todo o mérito (repito, todo o mérito), falta agora o mais difícil, isto é, o presidente do SCP dizer onde e como vai conseguir financiamento para investir ao nível de FCP e SLB, condição "sine qua non" para alcançar o(s) título(s) de campeão que, segundo palavras suas, são indispensáveis para o sucesso do seu mandato. É este o seu verdadeiro desafio.

6 comentários:

João Duarte disse...

Parece-me que a estratégia é outra. Passa por esperar que o Benfica e o Porto sejam racionais e desçam os seus atuais e insustentáveis níveis de investimento. Como se v~e nas contas do SLB e porto, mesmo com vendas de ~60 M€/ano de jogadores, ambos os clubes apresentam resultados negativos. Parece-me ainda que mais cedo ou mais tarde, a UEFA terá de regulamentar o mercado e reduzir o valor das transferência. Tudo isto vai implicar que ambos os clubes reduzam o nível de investimento.

A grande questão e mais estrutural é que mesmo ambos reduzindo, terão sempre um orçamento muito maior que o Sporting, porque estruturalmente geram mais receitas e nunca irão reduzir o suficiente para por em perigo a sua presença anual na Champions, que é o que lhes garante que estão sempre acima dos outros clubes a nível nacional

JC disse...

Absolutamente de acordo. E acrescento: toda a regulamentação das transferências terá, mais cedo ou mais tarde, de ser alterada. Mais ainda, mesmo que FCP e SLB desçam os seus orçamento dos níveis actuais ( perto dos 100M) para os 50/60 M, tal continuará a ser cerca do dobro, ou mais, do orçamento do SCP.

Vic disse...

Meu caro JC, em 1º lugar, lamento o atraso na resposta a este post a cuja matéria sou sensível, mas tenho andado muito afastado destas lides.
Ora bem, não me parece que essa preocupação, não me parece nem de perto, nem de longe, deverá ser prioridade para o Presidente do SCP. Quanto a mim, para já, há que consolidar esta equipa, que se está a desenrascar muito bem. Depois, as coisas têm que ser feitas aos poucos e poucos, com uma ou outra aquisição cirúrgica sem entrar em loucuras e sempre em jogadores de valor comprovado.O Sporting já sabe que não se pode meter em cavalarias altas e os seus sócios estão já bem cientes da situação económica do clube, e sabem que é um erro estar a queimar etapas.
Depois, e como o comentador anterior, o João Duarte afirma, os orçamentos do SLB e do FCP vão ter que baixar, e bastante, o que irá proporcionar ao SCP uma aproximação gradual, embora pelo que tenho visto até agora, os grandes orçamentos não são garantia de grandes equipas.
Aliás, no caso do Benfca, por exemplo, é sabido que se tiverem uma época semelhante à anterior, é certo que o presidente terá forçosamente que desmantelar esta equipa e veremos então qual o nível de adversário que o Sporting terá para o ano. Quanto ao Porto, até penso que em Janeiro já poderão sair um ou dois dos principais jogadores, o que irá proporcionar um maior nivelamento.
Estar agora a arranjar pressão suplementar à equipa, só convém aos clubes rivais, e fazê-lo interiormente é estar a fazer o jogo dos adversários. Que é como quem diz, estar a pensar a la longe está longe de ser uma prioridade para o SCP, que deve manter o seu ritmo próprio de evolução, e não embarcar em cantos de sereia de querer títulos a todo o custo.

Um abraço

Vic disse...

"a la longue! :-)

JC disse...

Pois, tudo isso é verdade,mas mesmo que FCP e SLB baixem os respectivos orçamentos para a casa dos 60M, estes serão mesmo assim cerca de 2.5 vezes maiores que o do SCP. Ora só com uma conjugação extremamente favorável de factores um orçamento na casa dos 25M permitirá ser campeão nos anos mais próximos.
Abraço

Vic disse...

Meu caro JC, o actual presidente do Sporting afirmou que queria ser campeão no seu mandato de 4 anos, e foi nessa proposta que a maioria dos sócios votou, e não na de ser campeão de imediato. Portanto, e como já afirmei, veremos como vão correndo as coisas.
Deixe-me acrescentar só, que, e isto é factual, nos últimos 3 anos, o Benfica com orçamentos na ordem dos 80/100 milhões de euros, conseguiu ganhar umas taças Lucílio Baptista, o que demonstra que, como afirmei, os grandes orçamentos não fazem campeões.

Abraço