quarta-feira, julho 17, 2013

Uma história simples à volta de um tema de Jackie Wilson

Jackie Wilson - "Right Now"

Não sou propriamente um aficionado de Jackie Wilson. Ou um "fã", se quiserem. Longe disso. Tenho para ali umas colectânea em vinil e outras tantas em CD e é tudo. Mas se existem músicas da vida, ele há uma, quase desconhecida, de Wilson, que bem pode enfileirar nos meus temas de cabeceira, pelo menos se a lista for bastante longa. O que é curioso é que o tema não faz parte de nenhuma das suas listas de "êxitos", das colectâneas mais conhecidas ou até dos "singles" e álbuns de referência. Lembro-me de ter tido o disco ("single" ou "EP", vá lá saber-se) nos meus "early teens", de o ouvir com frequência e de ele ter dado sumiço, como tantos outros, nas "festinhas" de garagem. Aqui pela "parvónia", nem vê-lo e, descobri depois, mesmo nas Londres, New York ou Paris deste e de outros mundos não era fácil descobri-lo. Acabou por acontecer aí pelos "late eighties", numa das minhas então frequentes visitas à Alemanha. Encontrei-o - em vinil, claro -, integrado numa colectânea da Rhino, numa excelente loja de discos que existia em Colónia e dava pelo nome de Saturn, onde me abastecia regularmente. Mesmo agora, em plena época da internet, a informação sobre o tema é escassa ou inexistente. Mas recorrendo à capa do disco, fiquei pelo menos a saber que se trata de um tema do primeiro álbum de Jackie Wilson, "He's So Fine" (nada a ver com o controverso tema das Chiffons), datado de 1958 e composto por uns tais Dick Wolf e Randy Starr, fui depois ver, nada de gente especialmente importante nestas coisas da música popular. Mas como o "You Tube" é fantástico, digam lá se me dão ou não razão, ou seja, se o tema não vale bem mais que todos os "Reet Petite" deste mundo?

2 comentários:

Anónimo disse...

um cheirinho de calipso?
belo balanço...
carlos

JC disse...

E lá pelo meio um "falsete" à Little Richard.