sexta-feira, julho 26, 2013

Três breves notas sobre a pré-época do SLB

  1. Continua o mesmo frenesim com pouca cabeça, a muita correria com o menor rigor do costume. Mas isso faz parte do modelo de jogo de Jorge Jesus, para o bem e para o mal. Pode alguém ser quem não é?
  2. Sulejmani e Djuricic parecem ser mais jogadores de "posse", talvez úteis no chamado ataque posicional", quando é preciso fazer circular a bola, mas menos à vontade no habitual futebol rompedor, de transições rápidas, de Jorge Jesus. Por isso, a equipa parece ressentir-se, no seu futebol, quando não estão Sálvio, Gaitán e até Ola John.
  3. O SLB viciou-se demasiado, durante muitas épocas, na existência de um avançado posicional, um "pivot" de área como Oscar Cardozo, que me parece essencial para o modelo de jogo adoptado por Jorge Jesus, muito diferente do perfilhado pelo FCP, por exemplo. Quando Quique Flores tentou prescindir de Cardozo, com um modelo de jogo que o "dispensava" em favor da mobilidade e rapidez de David Suazo, os problemas surgiram. Old habits die hard e a equipa está também agora a sentir dificuldades em assimilar a inexistência desse "pivot", mesmo que fazendo pequenas adaptações em alguns dos seus princípios de jogo.

Sem comentários: