domingo, julho 14, 2013

Pré-época

Ao longo de já muitos anos de bola" e de muitas pré-épocas, passei a dar o devido valor, em termos de exibições individuais, aos chamados "jogos de preparação". Criei, mesmo, uma categoria especial de jogadores, que passei a designar por "craques de pré-época", capazes de grandes exibições nesses jogos mas que, iniciados os jogos "a doer", se somem pelo "buraco do ponto" sem deixar rasto. Lembro-me, por exemplo, e falando do meu "Glorioso", de Roger, de um tal Beto ("trinco") e, mais recentemente, de Carlos Martins (quem quiser pode acrescentar mais nomes), que Jorge Jesus, avisado mas para protesto de muitos, retirou da equipa logo no primeiro jogo a sério. Isto porque os jogos de pré-época são disputados a um ritmo e com uma intensidade muito diferentes, são bem menos "rasgadinhos", com marcações mais "largas" e onde o espaço e o tempo, normalmente "pela hora da morte", abundam. Acresce que muitos dos adversários das melhores equipas pertencem aos escalões secundários e outras apresentam-se com graus de preparação mais atrasados, o que torna as avaliações muito difíceis. Já em termos de princípios, modelos e sistemas de jogo o caso é diferente, e já é e deve ser possível, com maior rigor, verificar como vão jogar as equipas. Por exemplo, já deu para ver que Jorge Jesus, com ou sem Cardozo, vai efectuar uma ligeira alteração ao sistema de dois "pontas de lança" prevalecente na época passada, optando por jogar preferencialmente com um número nove (que será normalmente Lima, mais móvel que Cardozo) e um, digamos, "nove e meio" (Djuricic? Sulejmani, Markovic?)

Por isso mesmo, não esperem de mim grandes entusiasmos ou decepções com as exibições de ontem de Sulejmani e Djuricic (lê-se "diuridzitch"), Lisandro ou Markovic. Quando for a sério, logo se verá. Do que vi ontem, curiosamente, foi um erro, e não qualquer jogada ou toque pessoal de "génio", que me assustou: o modo como um tal Bruno Cortez deixou um medíocre jogador suiço da 2ª ou 3ª divisão fazer um "sprint" de 50 metros e acabar a marcar um golo. Foi cá um calafrio!... 

4 comentários:

Rato disse...

DJURICIC não engana, é craque mesmo!

JC disse...

Vamos ver, vamos ver. Contra os putos cá da rua até eu jogo bem.

Anónimo disse...

Tenho a sensação que JJ não vai chegar ao Natal.
Mais do mesmo. A defesa até ssusta (negativamente).
Quanto ao resto, inteiramente de acordo...são todos (muito) bons...até ser a sério.
Confirmados de bons: O Sálvio (já deu provas) e Urreta (a quem JJ não tem dado oportunidades)

Cumprimentos

JC disse...

Não é a defesa no seu todo. Foram Sílvio e Cortez que estiveram mtº mal a defender e Matic ainda à procura de forma. Quanto a urreta, para mim continua a ser uma incógnita e não é por um ou outro golo mais espectacular e um par de jogos bons que mudo de opinião. Quanto a JJ, em qualquer situação e salvo impedimento grave deve cumprir o contrato na íntegra.
Cumprimentos.