domingo, julho 28, 2013

Fernando Martins (1917 - 2013)

O que posso dizer sobre Fernando Martins é que esteve longe de ser um grande presidente na História do Sport Lisboa e Benfica. Sou mesmo de opinião que foi durante os seus mandatos e por erros da sua gestão que o "Glorioso" perdeu a hegemonia do futebol para o FCP. Teve o mérito de ter contratado Eriksson, claro, que tinha vencido a Taça UEFA com o IFK Göteborg, e isso faz parte dos seus activos, mas não soube capitalizar o regresso a uma final europeia e trocou uma grande equipa pelo aumento da capacidade do estádio quando tudo indicava o futuro pertencia já às televisões e a estádios mais pequenos e confortáveis. Para além disso, talvez ainda mais grave, estabeleceu um acordo ruinoso com o FCP de Pinto da Costa quando o SLB era ainda dominante financeira e desportivamente. Erros que ainda hoje estamos a pagar. 

Devemos-lhe, contudo, todos nós, benfiquistas, o respeito por quem tentou servir o clube o melhor que soube e com indiscutível dedicação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Levantar o SLB e levá-lo a uma final europeia depois de um longo e medíocre jejum não é relevante ?

O SLB começou a perder para o FC Porto ainda antes de Fernando Martins por querer manter aquela xenofóbica tradição, típica do Estado Novo e desajustada ao período pós colonial, de apenas contar com jogadores nacionais.

Só o futuro viria demonstrar como despiciendo o fecho do terceiro anel. A Sport Tv, Benfica Tv, Champions ou o Euro 2004 ainda estavam longe de constituírem elementos de apreciação para qualquer estratégia de investimento. Claro que é muito mais fácil fazer palpites depois do jogo. Engrandecer o clube reforçando a capacidade do estádio e consequentes os proventos de bilheteira era o melhor que se podia fazer na altura, obra que granjeou a admiração e o orgulho de muitos benfiquistas, tendo, mesmo assim, deixado um saldo financeiro positivo ao clube.

Tenho para mim que foi um dos melhores presidentes, sobretudo por se ter assistido de elementos competentes.

Houve muito pior antes e depois de Fernando Martins. O caso Roberto, que merece o seu louvável post acima e a situação financeira actual estão aí para o exemplificar.

R.I.P. a Fernando Martins
Cumprimentos a JC

JR

JC disse...

1. Não dou "palpites" depois do jogo: esta é a minha opinião desde sempre, o que significa já assim pensava quando Fernando Martins era presidente.2. Na altura, a influência da TV em toda a Europa já se fazia sentira tendência já era para diminuir a capacidade dos estádios e torná-los mais confortáveis. 3. Saldo financeiro positivo para quê? O que o SLB devia ter feito ao tempo era exactamente o contrário: investir, potenciando o "élan" conseguido com a presença numa final europeia. Fez-se exactamente o contrário: um acordo ruinoso de limitação salarial c/ o FCP que possibilitou a este tornar-se hegemónico 4. Desde 1979 (presidência de José Ferreira Queimado) que o SLB estava autorizado a contratar jogadores estrangeiros e o crescimento e posterior hegemonia do FCP nada tem a ver c/ isso, mas, primeiro, c/ o 25 de Abril e a importância política, económica e social que o norte então adquire e, depois, com os erros de gestão que assinalo. 5. Tenho o maior respeito pela pessoa de Fernando Martins, que considero um benfiquista honesto, dedicado e que deu ao clube o melhor de si. Mas tal não significa que abdique da minha capacidade de análise à sua gestão do clube. E, claro, Damásio e Vale e Azevedo foram mtº piores presidentes.
Abraço