domingo, julho 28, 2013

Matiné de Domingo (36)

"12 Angry Men", de Sidney Lumet (1957)
Filme completo c/ legendas em inglês

5 comentários:

Teresa disse...

E tem a originalidade de ter dado origem à peça de teatro, em vez de ser o contrário, como é mais comum.

Está na minha estante há anos, região 1, na época nem sequer estava editado para a região 2.

JC disse...

não sabia.

JC disse...

Atenção: "Twelve Angry Men is a drama written by Reginald Rose concerning the jury of a homicide trial. It was broadcast initially as a television play in 1954. The following year it was adapted for the stage, and in 1957 was made into a highly successful film."

Teresa disse...

Surpresa! Há anos que tinha a ideia que lhe transmiti inicialmente, porque a informação me foi dada por um amigo que não só adora o filme como eu (até porque é advogado, tal como adora "O Veredicto", que faz questão de rever pelo menos uma vez por ano, e diz que as alegações finais de Paulo Newman foram dos mais poderosos argumentos para o fazerem escolher direito, e que o filme lhe devolve a crença na justiça) como é uma enciclopédia de cinema.

Afinal começou na televisão, o que é mais insólito ainda! Devo dizer que perdi um revival da peça na Broadway há uns nove anos, talvez (teria de verificar), por uma viagem a NY que tive de cancelar. Fiquei doente de desgosto.

gps disse...

Grande filme.

Já tinha ideia que se tratava de uma das peças de teatro em direto tão comum nos primórdios da TV (onde aliás Lumet e muitos outros se iniciaram), mas não sabia que nunca tinha sido apresentada em teatro