sexta-feira, abril 27, 2012

O que me disse o Athletic Club - SCP via TV

  1. Pronto, lá voltámos ao tempo das vitórias morais. A "coisa" já tinha ressuscitado na Champions League quando da eliminatória do "Glorioso" com o Chelsea, um pouco potenciada pela boa exibição do SLB em Stamford Bridge e pelo facto de ter conseguido chegar ao empate a jogar com dez elementos durante mais de metade do jogo. Agora, com esta eliminatória do SCP na Liga Europa, cresceu de dimensão: lá tivemos mais uma vez o "sonho europeu", a "gesta leonina" e dislates do género, como se não fosse absolutamente normal e até exigível às principais equipas portuguesas (Portugal é 5º no "ranking" da UEFA, convém lembrar) atingirem fases bem adiantadas da Liga Europa, assim um género de II divisão europeia. Foi este tipo de mentalidade responsável por décadas de atraso do futebol português, a que só Sven Goran Eriksson pôs cobro no início dos anos 80 do século passado.
  2. Tive vergonha de assistir aos comentários da SIC no jogo de ontem. Aliás, tenho sempre quando nada mais me resta senão ver um jogo nesta estação de televisão. Patrioteirismo bacoco em doses pornográficas, ausência de qualquer rigor de análise e de conhecimentos do jogo, foco permanente na arbitragem e um comentador (Paulo Garcia, não é?) que, pelo tom de voz e tipo de comentários, mais parece um "pintas" da Picheleira ou do Casal Ventoso de antanho. Digamos que os conhecimentos de futebol de João Rosado também não ajudam, mas este acaba por ser o responsável menor. O que pretendo dos comentários de um jogo de futebol é informação que me ajude a ver e entender o jogo, e não uma claque organizada em favor de quem quer que seja. Se nem nos jogos da selecção portuguesa admito tal coisa, muito menos o aceito quando se trata de uma equipa de clube (qualquer uma, para ninguém ficar nervoso).
  3. Quem sofre quatro golos numa eliminatória europeia não pode ter aspirações ao apuramento. Acho que isto resume o comportamento do SCP nesta meia-final.

22 comentários:

gin-tonic disse...

Caro JC:
Não te ocorreu o conselho que, in illo tempore, um treinador, de que agora não quero lembrar o nome, deixou?
Cortar-lhes o pio e colocar um disco de música clássica.

JC disse...

Tb não faz o meu género e até acho um disparate. Gosto de ouvir os cânticos e gritos dos adeptos, os treinadores a gritar para dentro do campo, o ruído do jogo. Tudo o que pertence ao futebol. A música deixo para quando quero mesmo ouvir música.
Abraço

Karocha disse...

Você ainda ouve esses paineleiros JC?
Acabou o jogo e fui ver um excelente filme sobre a vida do Cole Porter.

JC disse...

Não estou a falar dos "paineleiros", Karocha, que esses não oiço. Mas dos comentários durante o jogo.

Karocha disse...

Esses também não JC
Fixo o jogo e fecho os ouvidos, imagino que é alguém a falar com o vizinho :-))))

Karocha disse...

Viu o " De-Lovely" JC?

JC disse...

Não, Karocha.

Karocha disse...

Devia ver JC
Brilhante, sobre a vida do Cole Porter!

Anónimo disse...

Caro JC

Excelente análise.
Para além de vergonha (ponto 2) fui atacado por fortes nauseas durante o jogo, motivadas pelos comentários (???) do pintas da picheleira (gosto da expressão).
Escabroso...para usar um termo moderado, os dislates e disparates ouvidos durante os 90 e poucos minutos. Vá lá que não houve prolongamento, senão o "pintas" da reboleira continuava ao ataque.

Os meus parabens ao Atletico de Bilbau...por quem torci, e que fez um jogo fantástico.

Quanto ao clube scp...provocou-me uma forte sessão de gargalhada. É preciso ter espirito para comemorar as derrotas.

Nem eufemismo têm para as considerarem vitórias morais.

Derrotados e felizes.

Cumprimentos

JC disse...

Pois, mas o SLB tb andou lá demasiado e perigosamente perto de comemorar uma vitória moral. Não gostei. Já agora, acrescento uma coisa: há uma enorme protecção mediática a Sá Pinto.

Vic disse...

Bem pior que os comentários dos relatores da SIC. é o desse triste anónimo aí de cima.
É por essas e por outras que as coisas estão como estão no futebol português. Enquanto indivíduos com este espírito empeçonharem o futebol, quem se admira que aconteça o que aconteceu na 1ª volta da LIga no SLB-SCP. Não são estas coisas que assirram os ânimos?
Lamento mais ainda que o meu caro JC. não só seja complacente com os dislates que este indivíduo aqui deixa, como ainda parece dar-lhe razão e assim se una à "gargalhada" deste pobre diabo.

Vic disse...

As minhas desculpas, é acirram, não assirram

JC disse...

Caro Vic: nem fui complacente, nem lhe dei razão. Aliás, até fiz notar que algo de semelhante (vitórias morais) se chegou a passar com o meu clube e digo que não gostei. Ou não foi assim? Mas tem de concordar que os comentários da SIC nos jogos de futebol são lamentáveis.
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Caro Vic

Qual o problema em torcer pelo Atletico...de Bilbau. São leões. Por acaso conhece os valores que são defendidos pelo Athletic Bilbao ? Ainda há pouco passaram no Travel Channel um interessante documentário sobre a cidade e o clube. Recomendo.

E reafirmo...quem comemora derrotas ? Os derrotados por natureza.

E já que refere o que se passou na 1ª volta no slb-scp...só energumenos (no caso vestidos de verde-branco, mas poderiam ser de outra qualquer cor) que deveriam ser banidos dos estádios, é que incendeiam o futebol. O scp deixou de ser um clube de elite e passou a ter claques e energumenos tal como os outros (incluo o slb e o fcp)...o que é dificil de assumir.

Agora admita que o Atletico de Bilbau foi superior e mereceu claramente ganhar.

Cumprimentos

Vic disse...

Confesso que não estive com atenção aos comentários da SIC. Normalmente são anti-sportinguistas. Notei só que demoraram a reparar que o 1º golo do Ath. Bilbao tinha sido irregular, de resto não dei por nada de anormal. Aqui e ali notei alguns elogios ao SCP, que se ajustavam ao que se estava a passar. O Sporting fez uma exibição digna, lutou pela vitória, e não gostando de vitórias morais, também é verdade que não tenho pejo em aceitar algumas derrotas. Se tivesse visto uma equipa de braços caídos e um treinador a descrever no fim um jogo que eu não tinha visto, aí já não apreciaria muito.
E não estou nada de Ab. Córdoba consigo na 1ª parte do seu post: as equipas portuguesas têm estado muito acima do que seria de esperar. Não há nenhum pais da nossa dimensão a fazer o que nós fazemos a nível futebolístico. Aliás, nem a França, que se pode considerar um colosso o pé de nós, faz a nível de clubes o que os nossos clubes fazem. Compare-se o nosso ranking com países da nossa dimensão, digamos por exemplo, Holanda, Áustria, Rep. Checa, Hungria, e veremos se um ou não os nossos clubes têm feito um trabalho digno e meritório.

Abraço

Vic disse...

Caro anónimo,
Não vejo qualquer problema em torcer pelo Ath. Bilbao. Conheço razoavelmente Bilbao, uma belíssima cidade, e as suas gentes - que admiro - e nada me move contra ela - pelo contrário - ou qualquer dos seus representantes. E torceria eu também pelo Ath. Bilbao...se a sua equipa jogasse contra outro qualquer clube que não fosse português. Por uma questão de princípios. Porque para mim trata-se de uma questão de princípios e não de qualquer mesquinha raiva clubística. É que para mim, caro anónimo, tanto me envergonha uma derrota do SCP por 7-0 frente ao Bayern, como uma do SLB por idênticos números frente ao Celta de Vigo. É nisso, certamente, que seremos diferentes.
Quanto às comemorações de derrota, não o vi assim. Foi sim o exteriorizar do reconhecimento por parte dos adeptos por uma exibição brava e à altura dos pergaminhos do clube. E não, não reconheço que o Bilbao tenha sido superior. No cômputo das duas mãos, penso que as duas equipas se equivaleram, e que um golo aos 88 minutos, não se justificava de forma nenhuma. Na minha opinião, o prolongamento era o desfecho mais lógico para aquele jogo. Aliás, acho até que Bielsa, e elo timing das suas substituições, pensou da mesma forma.
Numa coisa estamos de acordo: na questão dos energúmenos. Contudo, estes têm a atenuante, para sua infelicidade, de agirem em carneirada. A culpa maior, essa vai para os dirigentes que se desdobram m declarações incendiáras. Esses sim, deveriam ser vigorosamente punidos, e em alguns casos, até irradiados do futebol.

Cumpimentos

JC disse...

Uma nota,caro Vic. Não estou a falar da "performance" do país, que é excelente. Nem do facto dos clubes portugueses fazerem ou não bom trabalho. Mas a partir do momento em que o país é o 5º do "ranking" da UEFA, o normal é os seus principais clubes chegarem longe na Liga Europa. E atenção: não basta comparar dimensões de países, caso contrário Polónia, Roménia, Rússia, Bulgária, etc, estariam no topo. Há que entrar em linha de conta com outros factores: históricos, situação e alterações de ordem política, económica e social, dimensão dos clubes, mercados, etc. E concordo que o SCP fez uma exibição digna, mas deixe que lhe diga que mais garra, vontade, entrega, etc, do que propriamente bom futebol. Deste ponto de vista a equipa tem sérias lacunas, às quais os seus adeptos devem estar atentos para não terem futuras decepções. Quanto aos comentários da SIC, nada acrescento ao que disse no "post". E, como tb disse, o problema não é de agora. E anime-se, que o Braga perdeu e se ganharem nas Antas ainda podem chegar às pré-eliminatórias da CL.
Abraço

JC disse...

Já agora, repito o que disse no "post": quem sofre 4 golos numa eliminatória europeia tem grandes probabilidades de ser eliminado. E tanto faz aos 5, 45, 75 ou 90'. Já todos vimos uma equipa (Bayern), a ganhar ao fim dos 90', perder um título europeu nos descontos.

Vic disse...

E o que se exigia ali era garra e vontade, meu caro. Viu o Real fazer uma grande exibição em Barcelona? Não. E ninguém fala disso. Interessa é que o Madrid ganhou.
Considera que o Real-Bayern foi um grande jogo? Não foi. Penso que nestes jogos há quase sempre mais querer que bom futebol.
Não há vitórias morais. Mas há derrotas pelas quais não podemos recriminar os jogadores, como foi o caso de ontem. Acho que a atitude dos adeptos dos SCP ontem, foi bem mais correcta que a dos do SLB que não ganharem um campeonato - e ainda não se sabe se tal irá ocorrer - já começaram uma guerra ao presidente e ao treinador (que até tem sido o mais ganhador e consistente dos últimos 20 anos).
Ontem os problemas do SCP foram a ausência do Izmailov, o não rendimento de Matias e a entrada destemperada de Carriço. A defesa do Sporting já se sabe que é algo lenta no centro, e muito atacante nos flancos, mas acho que uma das prioridades da SAD no defeso, será um central, até porque Polga já está com 33 anos. Curioso, é que apesar de tudo, é a 2ª defesa menos batida do campeonato.
A minha ideia é que, se não sair ninguém, o Sporting com dois ou 3 retoques criteriosos na equipa, poderá discutir o titulo ou pelo menos o acesso à Liga dos Campeões na próxima época (é preciso não esquecer que uma das peças chave da equipa - Rinaudo - está de fora há muito tempo)
Quanto ao Braga, o problema do Leiria veio complicar tudo. É que se o FCP, SLB e SCP perdem 6 pontos se o Leiria desistir, o Braga só perde 3 pontos. Uma trêta.

JC disse...

1. Essa história da UDL ainda tem mtº para andar. Veremos o que acontece.
2. Bom, quanto a guerras, ninguém dá lições a ninguém. Ou não se lembra de Paulo Bento.
3.No próximo ano, o SCP, em função dos orçamentos, será sempre um outsider". Para discutir o título será preciso tudo corra mtº bem e a SLB e FCP mtº mal. Mas pode acontecer.

Vic disse...

Meu caro,
O Paulo Bento demitiu-se, não foi demitido. E não estou a falar do passado, estou a falar do presente e do SLB, que dentro de uns meses terá eleições.
Aliás, o grande problema do SLB nos útimos tempos tem sido querer viver dos títulos do passado: "temos 2 taças dos Campeões!" Pois têm. Conquistadas há 50 anos. "Temos trinta e tal campeonatos". Pois têm. Mas nos últimos 20 anos só ganharam 3.
E o mesmo nas taças de Portugal. Em supertaças nem se fala, que desde a época de 1991/92, o FCP conquistou 12, o SCP 5 e o SLB...1.
É nisso, meu caro, que deveriam reflectir. Quanto mais se olha para o passado, menos se caminha em direcção ao futuro.
Jorge Jesus pode ter defeitos, claro. Agora, o que eu gostava era de saber que treinador servirá ao Benfica. Por acaso na 4ª feira, durante o jogo do Real contra os alemães lembrei-me: "Olha, este treinador alemão, já esteve no Benfica".

JC disse...

Jorge Jesus vai ficar no SLB e, caríssimo Vic, o resto é um pouco discussão do tipo "O Dia Seguinte". Como deve calcular, não vou por aí, até pq já reconheci várias vezes neste "blog" que na 1ª década do século o SCP tem mais títulos que o SLB, devido à má gestão desportiva deste último que várias vezes tenho criticado c/ veemência. Aliás, o que mais tenho feito neste "blog" quando falo de futebol é reflectir sobre o passado, presente e futuro do SLB, que é o meu clube, e até um pouco do SCP, que é o meu rival tradicional e pelo qual não deixo de ter estima. Certo?
Abraço