quinta-feira, abril 12, 2012

O PS e a sua "tradição europeísta"

Ok, nas actuais circunstâncias (desnecessário descrevê-las) até percebo o PS vote a favor do novo Tratado Orçamental da União Europeia, embora tenha algumas dúvidas pudesse ser esse o meu voto de cidadão independente. Só não entendo é o PS o faça invocando a sua "tradição europeísta", já que me parece o Tratado cria, ele próprio, uma ruptura, uma descontinuidade numa tradição europeia marcada pela hegemonia de duas famílias políticas fundadoras (Democracia-Cristã e Social-Democracia) que dificilmente se reconheceriam na ortodoxia e matriz ideológica subjacentes ao Tratado. Ou será que a tal "tradição europeísta" (digo eu, que me assumo federalista) serve agora para o PS aprovar, de olhos fechados e mesmo que isso desrespeite a sua ideologia, tudo o que venha de Bruxelas ou Berlim? 

Sim, eu sei que sim, que a situação é complexa e há sempre uns sapos (e não umas pernas de rã) que nos esperam ao vir da esquina, mas pelo menos algum respeito pela História e pela tal "tradição".

Sem comentários: