segunda-feira, abril 30, 2012

O Plano Quinquenal

De duas afirmações importantes contidas no Plano Quinquenal do governo (desculpem, no "Documento de Estratégia Orçamental 2012-2016"), uma consagra uma verdade inquestionável, porque apenas depende do governo (os funcionários públicos e pensionistas só verão as suas retribuições repostas na totalidade em 2018 - e mesmo assim...) e outra (crescimento de 2.5% em 2016), nesta incerta e imprevisível conjuntura, é apenas uma questão de fé ou, como se diz na gíria empresarial, "o papel aceita tudo". Fico a aguardar Vítor Gaspar explique como tem por certo o milagre (devem ser as tais "reformas estruturais"); mas como de milagre se trata duvido seja explicável, porque milagres não são do domínio da razão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

No meio destes "milagres" anunciados pelo ministro Gaspar eu diria que mais fácilmente o glorioso ganhará os titulos todos até 2018 mais duas ou três champions league.
Esta gente deve pensar que fala para analfabetos, surdos e autistas...com o devido respeito que todos este me merecem.
Crescimento de 2,5% em 2016. Sim, se a queda (ainda estmos longe de bater no fundo) fôr abismal.
Regresso aos mercados...para o ano ? Mais um milagre. Até lá, e no curto prazo temos eleições em França, crise do governo Holandês, crise em Espanha (creio que vão ter que pedir ajuda), eleições na Alemanha.
Tal como Cavaco dizia hà dias que tem indicadores de que a economia (cá do burgo) está a recuperar. Devem ser indicadores secretos...e confidenciais. No dia a dia...o que se nota é o aumento brutal do desemprego, as empresas (mesmo as viaveis e bem geridas) a cairem como tordos, a confiança a descer cada vez mais.
Enfim em jeito de sintese... Zandinga não faria melhor.

Cumprimentos

JC disse...

Só uma nota (vinda da minha parte que não sou propriamente simpatizante de Cavaco Silva). Ele apenas disse que tinha esperança em que a economia começasse a crescer; não que tinha indicadores. Sempre é um pouco diferente...

Anónimo disse...

Tem razão. Obrigado pela correcção.