segunda-feira, abril 02, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo" - "dress codes" (13). Lenço de bolso e suspensórios

A primeira interrogação de quem ler este título poderá ser: "porquê juntar estes dois acessórios num "post""? Porque devem combinar ou ser do mesmo padrão? Nada disso. A resposta óbvia será: porque na respectiva utilização existem "faux pas" que é absolutamente obrigatório evitar: nunca o lenço de bolso deve ser igual à gravata e também nunca se devem prender os suspensórios ás calças utilizando pinças (ou molas). No caso do lenço de bolso, deve mesmo evitar-se a repetição do padrão da gravata: se esta é regimental, de riscas, é preferível usar um outro padrão no lenço ("paisley", por exemplo), e assim sucessivamente. Mais ainda... Quem decidir usar lenço de bolso é preferível que o faça sempre e não apenas quando quer parecer "chique" ou precisar de se vestir de modo mais formal: com fato, "blazer", casaco de "tweed" e com ou sem gravata; combinando o casaco com "chinos", calças de bombazina ou "jeans". Depois é questão de também o combinar, em termos gerais, com o que tem vestido. Se tiver dúvidas, "consulte" o Príncipe Carlos...

Já quanto aos suspensórios, são para prender com botões, que se cosem na parte interior das calças, e, como disse, nunca "à Sá Pinto", com aquelas horríveis molas. Mesmo que se comprem as calças no "pronto a vestir" pode sempre pedir-se na loja que cosam os botões, ou então mandar pregá-los numa das centenas de úteis lojas de arranjos que por aí existem. E, tal como com o lenço de bolso, não tem de ser igual a nada: basta saber combiná-los com inteligência e bom gosto. Mas nada dessas ideias pseudo-extravagantes de usar suspensórios com "jeans" e outras aberrações: é sempre preferível usá-los debaixo de um casaco. Vale?

2 comentários:

Vic disse...

E já agora, quando se mandam coser os botões para os suspensórios, convém mandar remover as passadeiras do cinto. Ou é uma coisa ou outra, ficam mal uns suspensórios usados numas calças com passadeiras.

JC disse...

Confesso não ser mtº rigoroso nesse aspecto. Fraquezas. Mas como os meus fatos são em grande parte jaquetão, que nunca se desabotoam na totalidade,ninguém dá por isso.E com casacos mais desportivos, uso mtªs vezes cinto.