sexta-feira, julho 09, 2010

Onde se fala da Holanda e da Espanha; mas também de Mourinho, Hiddink, Drogba, Milito e tudo o mais de que o futebol precisa

Oiço e vejo por aí demasiado que para vencer a Espanha será necessário disputar-lhe o meio-campo, pressionando mais à frente, e não jogar em bloco baixo quase ao bom estilo “double decker”. Tenho dúvidas... Porquê? Porque, até hoje, as equipas que vi serem mais eficazes contra o “tiqui taca”, seja ele o da “roja” ou do “blaugrana”, foram o Chelsea de Gus Hiddink, só afastado da final das Champions League por uma arbitragem inacreditável, e o Inter de José Mourinho (para já não falar, a um outro nível, da Suiça do Mundial), todos utilizando o mesmo modelo de jogo: o tal bloco baixo, entregando a posse de bola à Espanha/Barça, e passe longo para um ponta-de-lança - muitas vezes também para as costas da defesa - combinando técnica e poder atlético suficientes (Drogba/Milito) para, sozinho ou apenas com um apoio (Lampard/Sneijder), ser suficientemente expedito para resolver o assunto. O erro da Alemanha foi ter tentado copiar este modelo sem um “ponta de lança” adequado (Klose é um jogador de último toque, um Pauleta com melhor jogo aéreo) e com Müller ausente. Que fará a Holanda?, que não tem um ponta-de-lança com essas características mas tem Robben, Sneijder e Van Persie (também Van Bommel e Van der Vart)... Esta será a chave do jogo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Neste momento que antecede a final e independentemente do desfecho, alguém tem vindo a rir que nem um perdido na respectiva tumba em função do futebol que a Espanha apresenta.

Senão vejamos:

1-Grande tempo de posse de bola virtualmente inultrapassável pelo adversário que se limita, na maior parte das vezes, a ver jogar.

2-Bola junto à relva com passe geralmente curto e preciso dominado por jogadores de estatura geralmente baixa compensada por um ponto de equilíbrio elevado.

3-Jogadas em função das linhas de passe evitando o confronto físico.

4-Elevadíssimo tecnicismo dos jogadores, virtude que se privilegia em relação ao porte atlético.

3-“Fio de jogo” caracterizado por um progressivo cerco ao adversário empurrando este para as suas linhas atrasadas tornando-o vulnerável a um remate com o alvo em linha.


É PEDROTO !
O futebol de “nuestros hermanos” é Pedroto ao seu melhor nível,executado por jogadores também de grande nível.

E ao terceiro milénio ressuscitou!

Cumprimentos

JR

JC disse...

Não acho, caro JR: Pedroto jogava na defensiva, c/ um futebol feito de pé para pé mas sem ou c/ pouca progressão. Em Pedroto, a posse de bola esgotava-se em si mesma como objectivo. Digo mais e já o disse e expliquei aqui no "blog": Pedroto é talvez o maior mito do futebol português. Era o rei do futebol s/ balizas: http://eusouogatomaltes.blogspot.com/2010/01/os-25-anos-da-morte-de-jose-maria.html

Anónimo disse...

It not absolutely approaches me. Perhaps there are still variants?

Anónimo disse...

Yes, a quite good variant