domingo, julho 18, 2010

A pré-época do SLB: primeiras impressões

Pergunta depois destes primeiros jogos de pré-época – que valem o que valem – sem Di Maria e com Gaitán: um SLB menos explosivo, menos nervo, talvez não tão rápido nas transições mas mais inteligente e culto, com maior capacidade de posse e circulação rápida de bola? Ainda é cedo para concluir, até porque faltam Coentrão e Maxi nas alas por onde a equipa sai muitas vezes a jogar, mas é uma possibilidade. Veremos se terá confirmação.

15 comentários:

Anónimo disse...

Uma primeira impressão é que o SLB pagou por um desconhecido guarda-redes o dobro do que custou Eduardo ao Génova.

Em alta competição os erros - e os frangos - pagam-se caros.

Para além de se poupar alguns milhões ainda haveriam as compensações pela presença na selecção se Eduardo, que tão bons predicados mostrou no Mundial,
ingressasse no SLB.

Haja alguém que explique.

JR

Anónimo disse...

O guarda-redes Roberto, é pelo que se tem visto fonte de (muita) preocupação. Parece ser daqueles que garantem uns pontos no campeonato (como tenho ouvido). A questão é que esses pontos parecem destinados aos adversários.
Que saudades do Quim.
O glorioso está neste momento muito mal servido de gaurda-redes. Os recrutamentos da era Jesus têm sido uma lástima (J.Cesar, agora um tal de Roberto).
Cumprimentos

JC disse...

1. Desculpem lá, mas parece-me que se estão apenas a preocupar c/ o conjuntural, o táctico, em vez de se preocuparem com o estrutural e o estratégico: o modo como a equipa se posiciona em campo e a sua dinâmica. A adequação dos princípios e modelo de jogo, dos sistemas tácticos, ao jogadores e às características das competições onde vão estar.É isso que é mais importante na pré-época e estou farto de ver "craques" de pré-época (Roger, um tal Beto) que mal começa o jogo a sério se somem pelo buraco do ponto (e vice-versa).
2. Quanto a Roberto. É fácil acertar no Totobola á 2ª feira. Todos nós, benfiquistas, eramos praticamente unânimes na opinião de que a equipa precisava de um bom Gr e de que Quim não o era. Por mim, nunca estive sequer de acordo c/ a sua contratação (havia Moreira e a diferença não é grande). Quando se falou na hipótese de Eduardo vir para o "glorioso" não encontrei um único benfiquista que não dissesse ser um disparate.Eu tb o disse e veremos se o futuro me dá ou não razão, já que no Mundial não se viu confrontado c/ o seu ponto fraco: as saídas por alto, aos cruzamentos. Ponto final e a partir daqui, esclarecidas as questões Quim e Eduardo, já discuto. O SLB tem sido um cemitério de Gr, e nem Hans-Jorg Butt, Gr do finalista da CL e 2º Gr do 3º Classificado do Mundial serviu. Em função disso, a minha opinião era que o SLB deveria ter contratado um Gr indiscutível, experiente, de prestígio internacional. Marco Amelia teria sido uma boa opção. Mas tal não foi possível, até pq a Liga portuguesa não é mtº atractiva, mesmo participando o clube na CL. Pagou caro por um desconhecido no qual JJ e RC viram potencial. Seguiram as suas exibições do Real Zaragoza onde fez toda a 2ª volta c/ excelentes exibições. Portanto, ou Roberto sofre do síndroma de Fernando Mamede, não aguentando a pressão (algo quase impossível de ser detectado antes) ou os actuais "frangos" (por sinal todos consentidos em circunstâncias mtº idênticas)são apenas uma questão conjuntural de adaptação ao clube, estrutura defensiva e colegas à sua frente. Mais ainda, um Gr que fez toda a 2ª volta na baliza do R. Zaragoza pode não ter classe mundial, mas de certeza não é tão mau como estes frangos parecem indiciar. Resta pois a JJ, se não quiser enterrar mais um Gr como o SLB tem feito e fez tb a treinadores, dar tempo, condições e a confiança suficientes a Roberto para se afirmar. Espero e confio que o faça, e que não sejam os benfiquista a ajudar a enterrar mais um Gr, tal como fizeram a mtºs treinadores (Fernando Santos, p. ex., agora seleccionador da Grécia). Quanto a Júlio César custou "peanuts" e é mtº novo; será, ou não, um Gr de futuro.

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gin-tonic disse...

Se bem me lebro, Bella Guttman dizia que o importante era meter mais um golo que o adversário.
Quanto ao novo guarda-redes, como diz JC, esperar para ver...
Se qualquer coisa de esquisito não existe no negócio, não estou a ver como alguém se pode enganar, e não só isso, gastar oito milhões de euros.
Olho para Roberto e salta-me o fantasma do Bossio...

Anónimo disse...

Caro JC

Aparentemente, os observadores do SLB, num qualquer síndroma oftalmológico, vêm um pouco ao longe (Saragoça) mas muito mal ao perto (Braga).

Eduardo levou o Braga ao colo, disputando o campeonato até ao ultimo minuto o que obrigou o SLB a desperdiçar as forças da equipa titular frente à Naval, a 48 horas do descalabro frente ao Liverpool para o qual muito contribuiu um tal Julio César ( que não conseguiu passar o Rubicão e se imperador foi naquele jogo, só o do Império dos Frangos ).

Mas, como JJ disse, a primeira edição da Taça Europa não era prioritária, deixando para o despedido Quique Flores a conta do recado, que não se fez rogado.

Mas, não bastasse Eduardo ser o grande responsável pelos poucos golos sofridos pelo Braga, ainda se viria a cotar como um dos grandes GR deste Mumdial, “veni vidi vici”, sem sinais de síndrome Mamede .O futebol italiano e os adeptos da selecção portuguesa viram o que o SLB não vê, ou não quer ver.

Agora, se JJ teimar no síndrome bipolar teremos Júlio César na CL e Roberto na Liga ,ambos a competirem pelo “Império dos Frangos” ( Mamede, apesar do síndrome, ainda bateu o recorde mundial que durou alguns anos).

Cumprimentos

JR

Anónimo disse...

Acrscentaria que ...

O SLB, a ter um Roberto na baliza, semppre seria preferível o Roberto Carlos pois este sempre poderia dizer (cantar)

"Jesus, eu estou aqui"

JR

Rui disse...

Com todo o respeito pelas ideias do JC devo dizer que quando foi anunciada a contratação de Roberto, fiquei atónito.8,5 milhoes pelo 3º GR do Atlético de Madrid pareceu-me um disparate enorme! Depois, fui ao You Tube e do que vi não gostei! Disse a um amigo que corríamos o risco de engolir um novo Moreto... Posicionamento errado, pernas abertas e um saltitar à guarda-redes de andebol, deixaram-me muito céptico... E agora vem a confirmação...Pior que os frangos é o tal posicionamento inseguro entre os postes e as saídas em falso. É da bola? É da forma como joga o SLB? Francamente por metade do preço compravam-se à primeira vista, dois melhores. Adoraria estar enganado, mas infelizmente...

JC disse...

1. Eram tempos diferentes, Gin-Tonic. Hoje em dia, equipa que não defende bem nada pode ganhar.
2. Rui: tb acho um preço mtº caro, aí concordo. Por isso mesmo, e como dizia ontem a um amigo que telefonou alvoroçado depois do jogo, agora resta a JJ mantê-lo a todo o custo e obrigá-lo a "morrer" na baliza se necessário for. Ou seja, até que se prove definitivamente que não serve, não fazendo como se fez c/ Butt.

JC disse...

Já agora: gostava de ouvir o JR falar do Eduardo antes do Mundial... É o tal "Totobola" à 2ª f.

Anónimo disse...

Caro JC

Aparentemente não de trata de Totobola mas do Euromilhões, os que o SLB deu pelo aqui citado ex-“3º GR do Atlético de Madrid”, um preço que dava para Eduardo e mais outro promissor guarda-redes, talvez o Benaglia da selecção suíça e que jogou no Nacional da Madeira.

Estes são titulares indiscutíveis das respectivas selecções , já o dito cujo foi ex-3º GR do Atlético de Madrid.

Não era preciso ser adivinho . Se fosse Totobola tinha jogado no “2”.

E para que não restem duvidas que não jogo Totobola à Segunda-feira, vai uma apostinha em como este Roberto e o Júlio César vão acabar por obrigar o SLB a comprar mais um GR e pelo menos um deles a ser emprestado ou vendido a algum clube turco, grego ou romeno após muitas aves ( e muitas penas )se juntarem à Águia Victoria.

"And the Steakes are" um vinho tinto (só podia !) da Loja SLB.

Cumprimentos.
JR

JC disse...

Bom, JR, mas o que eu queria mesmo discutir era o modelo de jogo e a estrutura da equipa sem o Di Maria (já agora, tb com o Kardec no lugar do Cardozo, o que ajuda a minha tese). Não o Roberto que é um elemento mtº específico do jogo. Azar o meu...

Anónimo disse...

Caro JC

Eu pensava que os assuntos da gestão do SLB ( e não só, os assuntos da gestão do SCP e FCP como ficou demonstrado no seu post sobre a transferência do Moutinho ) eram de grande relevo nesta “silly season” pré – competitiva, já que os aspectos técnicos-tacticos ainda não estão completamente definidos, ou não fosse o Caro JC o autor das minuciosas e competentes análises custo-benefício “ the cream of the cream” futebolístico deste Blog.

E o que releva nesta “silly season” ?

1-O SCP vende, nas palavras do respectivo presidente, uma “maçã podre” a um competidor directo, por sinal o capitão do SCP e uma das poucas grandes valias do plantel, ficando assim descoberta a fórmula para a debandada geral, para a qual bastará a vontade unilateral do jogador que prevalece sobre o clube, agora convertido em “open source”.( Ou me engano muito ou a maçã podre vai cair muito mais tarde do que o presidente )

2-Di Maria é vendido por um preço abaixo da sua cláusula de rescisão, sem esperar sequer pelo desfecho do Mundial ou por uma valorização extra na CL nem que fosse no mercado de Inverno até atingir o nível da cláusula.

3- Mas se o problema é liquidez imediata nada melhor que adquirir Roberto pelo dobro de um Eduardo o que deixou “atónito” um comentador deste post (Rui) para quem remeto demais competentes explicações.

Ora, Caro JC, os clubes da segunda circular estão a pôr-se a jeito. Jesus pode ter virtualidades técnico-tácticas mas não está ao seu alcance o milagre da multiplicação dos "pães".

E isto não é importante ?

Duplo azar o meu!

Cumprimentos
JR

JC disse...

Sobre Moutinho já falei. Sobre Roberto tb. Sobre Di Maria apenas afirmo não ser seguro se valorizasse na CL e que - já o tinha afirmado - o SLB precisava de realizar dinheiro a curto-prazo c/ a venda de um ou dois activos. Quanto às clásulas de rescisão: gosto de falar de coisas reais e não de sonhos!...