segunda-feira, julho 19, 2010

"The Ghost Writer"

Confesso alguma perplexidade para com o entusiasmo de alguma crítica perante “Ghost Writer”, o último filme de Roman Polansky. Bem vistas as coisas, trata-se apenas de um “thriller” escorreito e entretido, que vale o preço do bilhete – também menos do que isso não seria expectável. Ou será que o cinema já chegou ao ponto de um “thriller” escorreito e entretido, mais a mais de um cineasta que já nos deu muito melhor, dos mais antigos “Repulsa” e “Cul de Sac” aos recentes “Bitter Moon” e “Death and the Maiden”, passando por “Chinatown” para só falar dos meus favoritos, ser razão para hossanas?

Bom, talvez a crítica tenha achado este seu filme razão bastante para uma homenagem em tempos difíceis para o realizador, ou então para um ajuste de contas com Tony Blair, a guerra do Iraque e George W Bush. Talvez...

Mas é apenas um “thriller” escorreito e entretido, nada mais. “And that’s all folks”...

2 comentários:

Rato disse...

Concordo em absoluto, caro JC. E confesso desde já a minha frustração ao saír da sala escura no passado sábado. Devo ter sido também influenciado pelas tais críticas apressadas e ia portanto à espera do melhor Polanski. Não o encontrei, e fartei-me de o procurar. É que nestes anos de deserto de ideias cinemáticas tentamos desesperadamente vislumbrar um pequeno oásis no horizonte. Mas sai-nos sempre miragens.
Bom, mas como tinha decidido ver um bom thriller do Polanski no fim-de-semana não hesitei e quando cheguei a casa pus a rodar o "Frantic" no tabuleiro do leitor de DVD's. É que mesmo sabendo o enredo é surpreendente como a genica deste filme ainda me consegue surpreender.
Para além dos filmes citados acrescento mais dois fundamentais: o sempre inquietante "Locataire" e a obra-prima absoluta que é "Rosemary's Baby". Este último é um dos tais filmes que já perdi a conta das vezes que o vi. Mas foram certamente muitas dezenas, pelo que o conheço quase frame a frame.

JC disse...

De acordo quanto a "Frantic". mas queres acreditar que só vi "Rosemary's Baby" uma vez e já há mtºs anos, num daqueles bons e velhos ciclos da Casa de Imprensa? Um dia destes revejo. e, já agora, esqueci-me de acrescentar o divertidíssimo "The Fearless Vampire Killers"!
Conselho: viste "Wendy & Lucy"? Vale bem a pena.