quarta-feira, maio 28, 2008

História(s) da Música Popular (89)


Dion & The Belmonts - "A Teenager In Love" (Doc Pomus-Mort Shuman)
Doc Pomus-Mort Shuman (I)

Muito menos espaço irão ocupar neste “História(s)...” Doc Pomus e Mort Shuman, não por ausência de quantidade criativa, mas porque uma parte dela cairá fora do âmbito e dos padrões de qualidade que muito prezo. Por outro lado, a dupla, cujos trabalhos mais conhecidos foram entregues a alguns dos chamados teenage idols na época de refluxo do rock n’ roll e também a um Elvis Presley já longe dos seus melhores momentos, nunca trabalhou directamente com a Aldon Music e o Brill Building. Que resta? Nos temas para os teenage idols, quando o lado mais transgressor do rock foi domado e era imperioso continuar a produzir algo com que a nova geração dos baby boomers minimamente se identificasse, principalmente o que deu fama a Dion & The Belmonts (“Teenager in Love”) e, idem idem, aspas aspas, a Fabian ("Hound Dog Man"). Esses dois, mais pelo sucesso alcançado do que por algo mais, valem uns poucos de bytes. Ah, mas há os Drifters, e aí o caso já muda de figura, pois claro, mais uma ou outra coisa dispersa e não demasiado importante para Ray Charles e LaVern Baker.

Bom, mas para começar digamos que Jerome “Doc” Pomus (1925) e Mort Shuman (1936) são ambos nova-iorquinos, o que não interessa lá muito para a sua música, como não será igualmente demasiado relevante o facto de Pomus ter começado a sua carreira com cantor de blues. Mais relevante será o facto de não ter tido grande êxito como cantor, o que o levou a associar-se a Shuman como compositor de canções onde o êxito sorriu mais um pouco. E sorriu com Dion & The Belmonts, já depois de ter sorrido a Dion quando este resolveu não aceitar uma boleia no avião em cuja última viagem morreram Buddy Holly e Ritchie Valens. Dion, também ele um nova-iorquino com um clean cut look mas com sérios problemas com a droga, teve vários êxitos, tais como “The Wanderer” e Runaround Sue”, mas foi “A Teenager In Love” (muito, muito Doo Wop), de Pomus e Shuman (1959), que o catapultou para o êxito. Nem mais...

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