quinta-feira, novembro 01, 2007

História(s) da Música Popular (63)

The Crystals - "Uptown" (Barry Mann - Cynthia Weil)

The Crystals - "He's Sure The Boy I Love" (Barry Mann - Cynthia Weil), um tributo (que não partilho), da autora (ass: Dream Dancer 82) aos Monkees
The Brill Building (XIII)
O primeiro tema escrito pela parceria Barry Mann – Cynthia Weil foi o ignorado “Bless You”, para o não menos desconhecido Tony Orlando, em 1961. Adiante, pois. Seguiu-se “Uptown”, para as Crystals (1962), e aqui a “coisa” já “fia mais fino”: este foi o primeiro dos temas de Mann - Weil a revelar as suas preocupações sociais, que por vezes iriam colocar a “dupla” na antecâmara da canção de protesto de que será referência o tema escrito para os britânicos Animals “We Gotta Get Out Of This Place”. Mas isso é já conversa para outro post. Fiquemo-nos, para já, pelas Crystals, já que também em 1962 outro tema para elas verá a luz do dia: “He´s Sure The Boy I Love”. E é aqui que se levanta a controvérsia, já que, se em “Uptown” são as verdadeiras Crystals que interpretam o tema, em “He´s Sure The Boy I Love” o tema terá sido gravado, não em NY mas em LA, por Darlene Love (uma das protegidas de Phil Spector) e as Blossoms, e depois lançado sob o nome “Crystals”, tal como terá acontecido, segundo se diz e parece que é verdade, com o grande sucesso e único #1 do grupo, “He´s A Rebel”. Coisas de Phil Spector, claro, parece que com a desculpa de que não haveria tempo para as Crystals se deslocarem até LA, onde então Phil Spector se encontrava. Mas sobre uma coisa pelo menos não existem dúvidas: “Uptown” e “He´s Sure The Boy I Love” foram os dois temas escritos por Barry Mann e Cynthia Weil para as Crystals, quaisquer que elas fossem. Por isso, disso mesmo aqui deixo testemunho.

2 comentários:

ié-ié disse...

Presumo que tenha a excelente caixa de 4 CDs "The Brill Building Sound" (Era Records 5025-2), de 1993. Se não tiver - o que duvido - recomendo-a. Tem o Tony Orlando ("Bless You", "Halfway To Paradise").

Luís

JC disse...

Azar, não tenho. Tenho a também excelente Phil Spector "Back To Mono" (1958 - 1969). Quanto ao Tony Orlando,ainda não vi se o tenho para aí em alguma colectânea. O cover do Billy Fury de "Halfway..." tenho de certeza.
Abraço
JC