quarta-feira, novembro 21, 2007

Grandes Séries (24) - Foyle's War 2


"Foyle's War" (início em 2002)
Tenho procurado, aqui pelo “Gato Maltês”, chamar a atenção para algumas excelentes séries de televisão, na sua maioria de origem britânica, que têm passado quase despercebidas, umas, ou mereceriam repetição, outras. Uma das últimas que mencionei chama-se “Foyle’s War” (rating 9.0 em 10 na IMDB) e tem sido exibida autenticamente à “trouxe-mouche” pela RTP 1, numa rubrica de cinema chamada “última sessão” nunca exibida antes da uma e trinta da madrugada. Que eu desse por isso – digo-o assim porque na programação até o título da série é omitido, sendo apenas mencionados os nomes dos episódios – foram exibidos 2 episódios, e se o primeiro (pelo menos dos que eu vi) correspondia, de facto, ao também primeiro na ordem original da série, do segundo já não direi tal: era o primeiro episódio da 2ª “temporada”, como agora se diz. Pelo meio terão ficado 3 episódios, perdidos, sabe-se lá, nas brumas do East Sussex, lugar onde tudo se passa.

Pois agora, depois de pesquisa aturada e de ter enviado um e mail para o provedor do tele-espectador (acho que é isto que eu sou), até agora não merecedor de qualquer resposta, fui surpreendido, ao consultar propositadamente o site da RTP, que esta programa emitir um novo episódio (“They Fought In The Fields” que a RTP traduziu (?) por “Combate no Campo” esquecendo-se que o original em inglês é retirado de uma frase de W. Churchill que com esta tradução (???) e fora do contexto perde todo o significado) no próximo dia 26 às... adivinhem lá... 3.15h da madrugada!!! E, claro, incluído na rubrica filmes e sem mencionar o nome da série! Brilhante! Mais brilhante ainda: trata-se do 3º episódio da 3ª “temporada”. Qualquer comentário adicional é desnecessário, e prefiro deixá-los com mais um clip da série.

3 comentários:

VdeAlmeida disse...

É realmente uma lástima. Como já disse é uma série extraordinária.

JC disse...

Olhe, meu caro, é noctivagar ou gravar. E, como diria o António Silva,ficarmos no "coqueiro á coca"!!! Mas tem razão, é mesmo uma lástima!

VdeAlmeida disse...

Há sempre uma 3ª hipótese: comprar a série completa na Fnac :-). Foi o que fiz há uns meses atrás para minha grande satisfação!