The Animals - "We've Gotta Get Out Of This Place" (Barry Mann - Cynthia Weil)
The Brill Building (XVII)
Pois continuemos com Barry Mann e Cynthia Weil e agora com o tema "We’ve Gotta Get Out Of This Place" (#13 em 1965 nos USA e #2 no UK) dos britânicos Animals (Newcastle, 1963), de Alan Price e Eric Burdon, talvez o grupo mais importante da British Invasion depois dos intocáveis Beatles e Rolling Stones. Pelo menos, o único que eu vi ao vivo, numa primeira fila do antigo Teatro Monumental sob a vigilância apertada da polícia para que ninguém saísse da linha – era proibido ir dançar para as coxias – que isso era coisa a que a ditadura não se poderia permitir.
Bom, mas sobre os Animals falaremos depois com mais pormenor, quando falarmos da British Invasion, pois o grupo bem merece alguns posts e parágrafos bem extensos. Sobre “We’ve Gotta Get Out of This Place” podemos dizer que ele é um dos melhores exemplos das preocupações sociais presentes em muitos temas de Mann e Weil. Embora isso hoje pareça difícil de entender, foi inicialmente composto para os Righteous Brothers, mas acabou por ir parar ás mãos de Mickie Most, produtor do grupo de Newcastle, segundo consta com ligeiras alterações na letra original. Claro que foi rapidamente adoptada pelo exército americano no Vietnam... ou não fosse o refrão inteiramente apropriado.
Bom, mas musicalmente, para além da voz de Burdon – embora eu seja um admirador de Alan Price, o fundador e mentor do grupo que em Maio de 1965 o abandonou para formar o Alan Price Set e, mais tarde, interpretar um célebre (?) dueto (“Rosetta”) com Georgie Fame – é de salientar o papel do baixo de Chas Chandler na introdução. Ficamos por aqui e, pela 1ª vez, resolvemos incluir a “letra” para melhor ilustrar aquilo que aqui se disse sobre as suas preocupações sociais.
Bom, mas sobre os Animals falaremos depois com mais pormenor, quando falarmos da British Invasion, pois o grupo bem merece alguns posts e parágrafos bem extensos. Sobre “We’ve Gotta Get Out of This Place” podemos dizer que ele é um dos melhores exemplos das preocupações sociais presentes em muitos temas de Mann e Weil. Embora isso hoje pareça difícil de entender, foi inicialmente composto para os Righteous Brothers, mas acabou por ir parar ás mãos de Mickie Most, produtor do grupo de Newcastle, segundo consta com ligeiras alterações na letra original. Claro que foi rapidamente adoptada pelo exército americano no Vietnam... ou não fosse o refrão inteiramente apropriado.
Bom, mas musicalmente, para além da voz de Burdon – embora eu seja um admirador de Alan Price, o fundador e mentor do grupo que em Maio de 1965 o abandonou para formar o Alan Price Set e, mais tarde, interpretar um célebre (?) dueto (“Rosetta”) com Georgie Fame – é de salientar o papel do baixo de Chas Chandler na introdução. Ficamos por aqui e, pela 1ª vez, resolvemos incluir a “letra” para melhor ilustrar aquilo que aqui se disse sobre as suas preocupações sociais.
"In this dirty old part of the city where the sun refuse to shine
People tell me there ain't no use in trying
Now, my girl, you're so young and pretty
And one thing I know is true,
You'll be dead before your time is due, (I know)
Watch my daddy in bed and dying
Watch my daddy in bed and dying
Watch his hair been turning grey
He's been working and slaving his life away, (Oh yes I know)
He's been working so hard
He's been working so hard
I've been working too baby, (every night and day)
(Chorus)We've gotta get out of this placeif it's the last thing we ever do
(Chorus)We've gotta get out of this placeif it's the last thing we ever do
We've gotta get out of this place
Girl there's a better life for me and you
Now my girl you're so young and pretty
And one thing I know is true
You'll be dead before your time is due, (I know it)
Watch my daddy in bed and dying
Watch my daddy in bed and dying
Watch his hair been turning grey
He's been working and slaving his life away (I know)
He's been working so hardI've been working too baby,
(Chorus)
Somewhere baby
He's been working so hardI've been working too baby,
(Chorus)
Somewhere baby
Somehow I know it baby
(Chorus)
Believe me baby
(Chorus)
Believe me baby
I know it baby
You know it too
2 comentários:
Na verdade, ainda hoje me é difícil imaginar como seria essa canção nas vozes dos Righteous. É que não faço a mais pequuena ideia.
Também gosto muito das coisas do Alan Price, especialmente uma pequena canção, o Anyday now, que tem qualquer coisa que mexe comigo. Talvez aquela voz rouca, com baixos muito baixos mesmo.
Abraço
P.S.- Sobre os alinhamentos dos Lp's nos EUA e Grã-Bretanha, o seu reparo tem toda a razão de ser. No texto quue postarei hoje já referirei isso mesmo e explicarei as minhas opções
Pois o GH que tenho de Alan Price (vinil) não tem o "Anyday Now"! Shame!E em CD só tenho o Price & Fame Together e nem me atrevo a ir ver aos singles, já que não os tenho classificados. Mas conheço bem, claro.
Abraço
JC
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