quarta-feira, maio 23, 2007

Cinema e Rock & Roll (4)


"The Girl Can't Help It" de Frank Tashlin (1956)

Se me perguntarem qual o meu rock n’ roll favourite movie, ou pelo menos o que citarei top of mind, só por acaso ou distracção a resposta não será “The Girl Can’t Help It”, uma comédia de Frank Tashlin de 1956 (acho que em português se chama “Uma Rapariga Com Sorte”). Talvez porque tenha sido o primeiro que vi, ainda antes de fazer dez anos e já em reprise - como se dizia na altura -, talvez porque esteja cheio de estrelas do então emergente r n’r, tais como Little Richard, Gene Vincent, Fats Domino e Eddie Cochran - que os primos mais velhos se encarregaram in illo tempore de me fazer descobrir - talvez também por ser uma comédia divertida e capazmente dirigida pelo experiente Tashlin (realizador de vários filmes de Jerry Lewis), talvez também pelo seu deslumbrante colorido De Luxe. O mais certo é ser por tudo isto em conjunto... Ah!, e ainda tem Jane Mansfield, que embora nunca tenha sido das minhas favoritas certamente impressionaria alguém cuja idade ainda não chegaria aos dois dígitos. Revi-o mais tarde, no cinema, onde deve e pode ser visto em todo o seu esplendor, e também na televisão, onde perderá bastante. Pareceu-me não ter envelhecido e por isso aqui ficaremos por dois ou três posts desta série. E, tal como não podia deixar de ser para começar - parafraseando o crítico “Laurodérmio” -, let’s look at the traila!

Sem comentários: