segunda-feira, junho 16, 2008

Suíça - Portugal: razões para uma derrota

Antes que se gastem resmas de papel, quilos ou litros de tinta, milhões de bytes e que Rui Santos desenvolva cinco mil oitocentas e vinte e sete teorias da conspiração sobre a derrota, a feijões, da 2ª selecção de Portugal com a Suíça, aqui vão as razões:

  • Ausência de um condutor de jogo a meio-campo, uma alternativa a Deco mesmo que um degrau abaixo.
  • Presença em lugares-chave de 2 jogadores claramente sobre-avaliados pela crítica ao longo da época, talvez pelo extremo interesse que a venda dos seus passes assumiria para os respectivos clubes: Miguel Veloso (uma 2ª edição de Hugo Viana?) e Ricardo Quaresma, a quem falta cérebro, ciência de jogo e a noção exacta do que é o futebol.
  • Uma arbitragem vista assim pela Marca, neste caso fonte independente: “Muy mal. Una competición como la Eurocopa no se puede permitir estos arbitrajes caseros, por mucho que no hubiese nada en juego. La UEFA pierde credibilidad. Se equivocó en un gol anulado y un penalti no pitado a Portugal. Y, con ese criterio, el penalti a favor de Suiza, no era."

Acho que é suficiente; o resto é perder tempo.

5 comentários:

Vic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vic disse...

Há uma frase conhecida que reflecte o que se passou ontem nas tv's, especialmente a SIC Notícias: O rídiculo mata.
Na verdade, os comentadores de serviço (entre eles um que muito prezo, o David Borges) escalpelizaram a derrota como se se tivesse tratado de uma quase tragédia, como se o jogo tivesse sido decisivo para alguma coisa, como se a 1ª parte - em que a equipa portuguesa foi nítidamente superior e nítidamente prejudicada pela arbitragem - não tivesse existido, como se a equipa não tivesse disposto de uma boa mão cheia de oportunidades de jogo.
Claro que do alto da sua cátedra, o inefável Rui Santos arquitectou umas quantas teorias - que tristes seriam as nossas noites de domingo, sem as brilhantes aduções do, ele sim, o verdadeiro génio da bola de cabelo oleoso - todas elas demonstrativas de que "Portugal perdeu porque Scolari anunciou extemporaneamente que decidira ir para o Chelsea".
No fim, cheguei à conclusão que contuinuamos sem a noção das proporções.
Finalizo deixando clara a minha concordância quanto à falta de um verdadeiro constructor de jogo na equipa, e ainda hoje não entendo bem a inclusão de Meira naquela equipa.
Quanto ao Veloso, nem achei que fizesse uma má 1ªparte. O Quaresma é outra coisa: provou mais uma vez que se houver alguma equipa que der os tais 40 milhões, levará consigo um dos maiores barretes da história do futebol (tendo em conta a relção qualidade/preço, é claro). Mas de vez em quando lá aparece um papalvo que não se importa de comer gato por lebre.

Abraço

JC disse...

Meu caro:
Como ontem passei directamente do jogo para um Riesling, um pato confitado e um Shiraz do Carlos Campolargo, tudo acompanhado de conversa com amigos, livrei-me dos comentários que refere. Mas depois ainda consegui ouvir um pouco dos comentários do Freitas Lobo e do Rui Costa na RTPN, esses sim, bastante mais interessantes pois falaram sobre futebol "jogado" e não s/ tretas.
oncordo genericamente c/ os seus comentários, mas acho o Veloso um jogador muito lento (tal qual o Viana), que joga mal e se desconcentra quando pressionado. É pena, pois sabe jogar á bola, ao contrário do que acontece com o Quaresma. Olhe, quem sabe mesmo jogar á bola no seu Sporting é o Moutinho. Esse sim, tem a cabeça no lugar e percebe o que anda lá a fazer! Que pena não ter mais um palmo de altura!Seria um fora de série.Dá gosto ver como ele interpreta o jogo.
Quanto ao Meira, ele joga no Estugarda mtªs vezes a trinco. mas percebo o que quer dizer: é uma questão de modelo de jogo.
Abraço

ié-ié disse...

Como sou do contra, até apreciei a vitória da Suiça. É preciso baixar a crista! E dispenso-me de mais comentários, já que sou bastante azedo quanto à selecção dita portuguesas e ao que a rodeia.

Quanto a Rui Santos: diz quem já esteve bem perto dele que é, de facto seboso. Quanto ao resto, ele é um pouco o retrato da "galera" nacional. Diz quem sabe que tem audiências fenomenais (por isso continua!9.

Lt

LT

JC disse...

Caro LT: sobre a questão dos jogadores não nascidos em Portugal, aqui vai a minha opinião: http://eusouogatomaltes.blogspot.com/2007/08/existem-duas-condies-para-que-um.html
Abraço