quinta-feira, maio 16, 2013

Ensinar a Constituição?

Confesso que a proposta da deputada Heloísa Apolónia sobre a obrigatoriedade do ensino da Constituição da República aos alunos do 3º ciclo me parece conter em si qualquer coisa de "chavista", "castrista" ou de qualquer outro populismo terceiro-mundista de características mais ou menos ditatoriais - e esta minha afirmação nada tem a ver com a "carga ideológica" da Constituição ou o facto de esta ser ou não "datada".

Parecer-me-ia bem mais adequado e completo em termos formativos integrar a divulgação do essencial dessa mesma Constituição no estudo e divulgação simples das várias formas de organização política dos Estados, regimes e sistemas eleitorais, sua evolução histórica e razões que estiveram na origem de cada uma delas. Talvez assim pudéssemos contribuir para a redução de muito do analfabetismo político de que ainda sofrem os portugueses.

2 comentários:

Vic disse...

Eu também acho isso tudo, meu caro. Mas também penso que os nossos governantes deveriam ter um conhecimento mínimo do que consta na Constituição.

JC disse...

E têm. Tentam é 1. atirar o barro à parede a verse pega 2. Desculpar os seus fracassos com o texto constitucional.