domingo, maio 26, 2013

SLB: o final

Para os que fazem o favor de me ler, reafirmo nada tenho a acrescentar, depois da derrota de hoje, ao que tenho escrito sobre o SLB, o seu futebol e Jorge Jesus. Os últimos "posts" podem ser lidos aqui, aqui, aqui, aqui,  aqui e aqui. E pronto.

Nota às 21.30: Jorge Jesus: «Pensámos que o 1-0 chegava...». Como pode um treinador do SLB fazer uma afirmação destas tendo um digno mas modesto de recursos VSC como adversário na final da Taça de Portugal?

11 comentários:

gin-tonic disse...

Estava escrito nas estrelas.
Só não viu quem não quis ver.
Andando há tantos anos nestas SLB andanças, desde a velha estância de madeira, não me ocorre algo que, pelo menos, se aproxime.
Mas, dizem, que vai continuar...

Anónimo disse...

Caro JC

Há algum tempo atrás disse que ou o glorioso ganhava tudo ou perdia tudo. Infelizmente a segunda opção tornou-se realidade.
Ver o jogo desta tarde tornou-se penoso. Uma equipa sem o minimo de "chama" e "querer". Não que o Vitória (uma equipa vulgaríssima e mediana) tenha feito um grande jogo ou merecido ganhar, antes recebeu a taça oferecida pelo glorioso, tal como o campeonato (perdido na Luz no empate com o Estoril) foi oferecido ao FCP. A liga Europa (final) foi de outro campeonato.
Não vale a pena dizer que a época foi brilhante e se fizeram coisas bonitas...o que conta é o que se ganha e o resultado foi zero, a história não registará nenhum trofeu para o glorioso na época 2012-2013. Para vitórias morais bastam os lagartos.
JJ falha nos momentos cruciais, acabou por cometer os mesmos erros da época passada com a diferença de os ter feito na ponta final (ou por acaso das circunstâncias os mesmos se terem tornado evidentes nas últimas 3 semanas).
É este o treinador, que mete dó ouvir (calinadas no "pertuguês" de fazer inveja a qualquer "pintas" da curraleira) que vai continuar a liderar o glorioso ? Falta-lhe estabilidade emocional e capacidade de liderança (o que faz a diferença), porque tactica a mais ou a menos todos têm.
Triste ainda é pensar que tão depressa o glorioso não voltará a ter uma equipa como a desta época (sim, alguns dos melhores irão para outras bandas).
Por justiça queria salientar a atitude de Matic e Enzo que acreditaram até ao fim e demonstraram garra.
Lá teremos que carregar Jesus na nossa cruz.

Cumprimentos

JC disse...

"Falta-lhe estabilidade emocional e capacidade de liderança (o que faz a diferença), porque tactica a mais ou a menos todos têm." - Sim, este é de facto um problema fundamental.
Cumprimentos

JC disse...

Não me digas nada, Gin-Tonic. Hoje o JJ geriu o jogo com menos de um neurónio.

Anónimo disse...

Constato que, depois do jogo das Antas, JJ passou de bestial a besta a crucificar.

O que eu muito lamento é a perda da Liga Europa em função do Dragão.

Ainda assim, a boa presença na final europeia, talvez tenha produzido em JJ o “insight” e maturidade que este carecia.

A saída de JJ, personagem que eu aqui oportunamente muito critiquei não vai resolver coisa alguma.
Dificilmente o SLB consegue voltar a reunir uma equipa forte como a das últimas épocas até pela próxima sangria dos melhores jogadores. Qualquer outro treinador ainda que melhor falante ou mais dotado cerebralmente, não fará melhor.

Se JJ continuar, as exibições continuarão a bom nível, lutando em paridade com o FCP e lá conseguirá um ou outro título e umas meias ou quartos de final europeias, condicionado apenas pela qualidade da equipa.

Não tornem o SLB num cemitério de treinadores ou numa instabilidade directiva percorrendo um caminho idêntico ao SCP.

Senão, digam lá, quem fará melhor ?

JR

Rui disse...

Caro JC,

Infelizmente você tem carradas de razão. Não passa pela cabeça a ninguém, o desnorte que se verificou com os encarnados nos últimos 30 dias. O empate com o Estoril foi culpa do treinador que escalou a equipe como se o jogo durasse apenas 30 minutos. Quanto ao Porto, nunca uma equipe com categoria perderia esse jogo nos descontos. Onde estava a defesa nomeadamente o Cantinflas? E um bom guarda redes não pararia aquela bola fatal? Contra o Chelsea faltou novamente aquilo que um treinador deve transmitir a um team: Auto confiança, concentração e domínio das emoções. Quanto a ontem, foi tudo mau demais e não há desculpa para Jesus. Um treinador que cai de joelhos e chora na hora da derrota, só tem um caminho :
Fátima!

Nota: A cena do Cardoso só é possivel porque Jesus não se dá ao respeito.

JC disse...

Sabe, Rui, preferia não ter razão. mas v. tb tem, talvez c/ excepção do caso do Artur: quando o desnorte invade a equipa, pq há-de o GR escapar impune? E até mesmo no único jogo que ganhámos depois de ter começado o descalabro, em casa contra o Moreirense, foi o sufoco que se viu."Auto confiança, concentração e domínio das emoções"? Já viu tal coisa em JJ?
Abraço

JC disse...

Rui: queria dizer "imune" e não "impune".

JC disse...

Caro JR:
1 Sendo v. um leitor habitual deste "blog", não percebo pq acha JJ passou de bestial a besta. Nunca fui nem um incondicional de JJ nem um seu detractor. Elogiei-o quando achei isso lhe era devido e critiquei-o quando era de opinião errava, independentemente dos resultados. ponto.
2. Cemitério de treinadores? JJ está no SLB há 4 anos, tempo bem superior à "esperança média de vida" de um treinador em 98% dos clubes europeus. É bem tempo de se avaliar do seu trabalho e agir em função dessa avaliação, não pondo de parte tb o trabalho da Administração da SAD. Aliás, nunca me viu por aqui defender a não renovação do contrato de JJ, mas apenas que era chegado o tempo de analisar tudo o conseguido durante estes últimos 4 anos, principalmente - e frisei-o bem - as questões estruturais.
3. Acho espantoso esse argumento de o SLB não encontrar melhor treinador do que JJ. Em que racional se baseia essa sua afirmação? Sem esse racional, que eventualmente até me poderá convencer, essa sua afirmação vale tanto como qq outra que diga exactamente o contrário. Ou não é assim? A única coisa que posso dizer é que não me parece fácil encontrar neste momento um treinador que possa significar não começar tudo de novo, mas isso não significa, com uma análise e escolha criteriosas, tal não seja possível. O Man. United, por exemplo, com a escolha de Moyes, deu um excelente exemplo de critério na escolha de um treinador para substituir Ferguson, sendo este já um mito ao nível de um Matt Busby. Mas o problema aí, dessa dificuldade, é da administração que, ao contrário do FCP, não tem sabido criar um "bolsa" de treinadores para o futuro.
Cumprimentos

Anónimo disse...

1-“JJ passou de bestial a besta” é uma minha constatação genérica das conversas de rua e café ( ainda hoje ouvi comentários similares em conversas de terceiros) e meios de comunicação, não dirigida a ninguém em especial deste Blog, muito menos a si JC, já que bastariam os links “aqui” deste mesmo seu post para o demonstrar. Reconheço que devia ter clarificado a origem dessa constatação.

2- Quando falo em cemitério de treinadores falo numa eventual situação post- JJ em repetição da que se verificava pré- JJ e desde 2001 (Mourinho, Toni, Jesualdo, Camacho, Trappatoni, Koeman, Santos, Camacho, Chalana, Quique ) o que dá uma média inferior a um treinador por época. É uma situação nos antípodas do que tem sido a política do Arsenal com Wenger ou do United com Ferguson.

3-Subscrevo genericamente o seu ponto três. É evidente que há mais vida para além de JJ, ou, tal como prefere, não há pessoas insubstituíveis. Eu próprio já o dissera aqui. Porém, despedir um treinador que consegue bons níveis exibicionais, presenças em duas meias e sobretudo a recente final europeia, mantendo os campeonatos domésticos disputados até às últimas jornadas, ainda não é o “quantum leap” que justifique uma não renovação. JJ com recursos muito menores tem conseguido muito mais do que, por exemplo, Wenger.
Em caso de não renovação, tenho para mim como mais previsível a volta do carrossel funerário de treinadores do que a manutenção dos níveis conseguidos por JJ, estes muito mais previsíveis se o próprio continuar.
É uma opção racional firmada no referido histórico do SLB e na teoria dos jogos, matéria da sua especialidade, a gestão.
E olhe que aprecio muito pouco o personagem, mas o nível demonstrado na final europeia e os recentes desaires dá-me esperanças que lhe provoque uma metamorfose positiva de maior maturidade.
Se não for o caso,é chegado o momento do "quantum leap"

Obrigado pela sua resposta
Cumprimentos

JR

JC disse...

Caro JR: Penso essa época de "cemitério de treinadores" estará ultrapassada. Não vejo razões para pensar de outro modo, já que me parece o clube tem hoje uma gestão equilibrada e sustentada. Mas claro que uma eventual substituição de JJ teria de ser criteriosa, mantendo a base já criada e fazendo-a evoluir com as correcções necessárias. Só assim a compreenderia.
Cumprimentos