quinta-feira, maio 02, 2013

Angelino Ferreira e a "nova estratégia" do FCP


Angelino Ferreira, no papel, tem razão, e o papel "aceita tudo". Mas o problema subjacente a esta reformulação de estratégia é que pela ideologia que suporta e suportou o seu crescimento, pela filosofia e cultura do clube, o FCP, ao contrário do que acontece e aconteceu com o SLB e até com o SCP que são clubes nacionais e com vocação cosmopolita, nunca conseguiu libertar-se do espartilho de clube regional, representativo dos anseios, filosofia e maneira de estar e ser de uma região, tendo mesmo feito dessa ideia a sua força e razão de ser, o que limita de sobremaneira a "internacionalização da marca" e a "exploração de outros (negócios) em new media". O seu mercado potencial, mesmo em termos internacionais, está, por isso mesmo, limitado por essa "ideia", e parece-me difícil, pelo menos nos tempos mais próximos, assistirmos  a uma evolução - que teria de ser necessariamente lenta e de exequibilidade duvidosa - da sua maneira de estar e ser sem que tal se traduza numa descaracterização penalizadora.  

6 comentários:

Vic disse...

Meu caro, concordo consigo na generalidade, contudo penso que a dinâmica das vitórias - seja lá como for que elas sejam obtidas - têm feito algo pelo FCP.
Pelas entrevistas de rua que tenho visto na TV antes dos jogos que o clube faz fora de casa, nota-se que já tem uma implantação bem maior do que a que tinha há 20/30 anos, talvez com excepção da zona de Lisboa, em que a implantação ainda me parece incipiente, ou, pelo menos, bem abaixo do que a que deveria ter um clube que tem dominado o futebol durante este largo período.
Creio que isso terá a ver com cultura, falta de informação abalizada (nas zonas rurais continua a grassar a iliteracia e dinheiro para jornais é uma miragem, pois muitas das vezes, nem para o pão chega), etc. O futebol é discutido de forma emotiva e pouco razoável, e em muitos pontos do país, nem no apito dourado se ouviu falar, ou se se ouviu, e feita a contra-informação, pensa-se que tudo não passa de uma balela, e que se está a atacar o clube só porque são os "maiores".
É sabido que as novas gerações querem é ganhar - é a tal coisa de que falava ontem, de se ganhar a qualquer custo -, é esse o espírito que lhe é induzido, e é assim que o FCP se tem descentralizado um pouco, podendo-se hoje dizer que já é um pouco mais do que um clube regional.
Onde me parece que tem havido algum laxismo por parte dos responsáveis do clube, é na expansão do clube além-fronteiras, e é esse aspecto que hoje e no futuro mais importa sob o ponto de vista financeiro. É uma política com a qual não estou nada de acordo, mas percebo: afinal, quer SLB, SCP ou FCP só vão jogar às grandes capitais onde há muitos emigrantes, como Paris, Zurique, ou qualquer cidade alemã (mesmo belga ou holandesa, onde e como se sabe, quando um clube português joga, acorrem emigrantes radicados em França ou Alemanha) de 3 em 3, ou de 4 em 4 anos, pelo que, na minha óptica, preferiram concentrarem as suas atenções em casa, que é onde jogam todas as semanas e ganham campeonatos e taças.
É evidente que esta perspectiva de olhar para o negócio, tem um grande problema: esquece-se do marketing. Esquece-se que o grosso dos ganhos dos grandes clubes europeus reside na venda dos direitos televisivos internacionais e não os nacionais (e a venda de camisolas também não é despicienda, pois são elas que "divulgam" o clube, além do dinheiro que geram).
Agora, se já vão tarde para mudar o curso das coisas, é que não consigo prever. Contudo, penso que numa coisa o dirigente do FCP que produziu essas afirmações tem razão: há que vender. E essa não é uma solução que seja somente aplicável ao FCP, mas também aos outros 2 grandes ou aos que, como o SCBraga, tem pretensões a sê-lo.

Nota: Eu só não entendo é como é que um clube que tem ganho campeonatos e taças sucessivamente, que tem estado todos os anos presente na Liga dos campeões - umas vezes melhor, outras pior, mas sempre com resultados financeiros bons, ou pelo menos razoáveis - que todos os anos tem vendidos jogadores a preços elevados - e continuo a achar que muitos deles foram overated - acumula uma dívida das dimensões da do FCPorto.

Abraço

JC disse...

1. Claro que o FCP cresceu fora da sua área normal de influência - com tantas vitórias, difícil seria não ter feito e aí v. tem alguma razão. Mas se v. fizer um inquérito, não consegue ainda ser um clube nacional, e mesmo entre os emigrantes a sua influência está mtº determinada pela região de origem de quem emigra. E isto acontece pq, além de não ter origem na principal cidade do país, a filosofia que o fez crescer, demasiado restritiva, afasta quem c/ ela se não identifica. Essa cultura fez a sua força mas, simultaneamente, é a sua fraqueza e limita a expansão do clube.
2. Pq é que o FCP acumula dívidas? Simples, pq tem custos superiores ás suas receitas. O seu orçamento tem sido sempre, por vezes até significativamente, superior ao do SLB - que tb as acumula - e a sua capacidade para gerar receitas não tem sido, pelo menos nos últimos anos, mtº superior a este último. Como vê... bem simples. Basta ver, aliás, o nº de jogadores que fazem parte da folha de salários do FCP. Aqui há uns anos (poucos), o MST (acho foi ele) publicou-a. É uma das explicações.
Abraço

Vic disse...

Bom, obviamente que só pode haver prejuízos quando as receitas são menores que as despesas. O que no caso do FCP não deixa de ser curioso, uma vez que a comunicação social há anos que transmite para a opinião pública a imagem de que é o clube mais bem gerido da liga portuguesa.
Mas não creio que a "culpa" dessa diferença seja só da folha salarial. Já não falando de algumas compras ruinosas (o SCP não tem o monopólio de contratações disparatadas como muita vez se faz constar), haverá outros certamente outros sorvedouros de recursos que nem farão parte das contas do clube através das famigeradas engenharias financeiras.

(é mais que natural que o orçamento do FCP seja mais elevado que o do Benfica: o FCP tem feito mais negócios e por montantes muito significativos, além de que tem estado sempre na liga dos campeões, enquanto que o SLB só depois de JJ entrar, consolidou o acesso da equipa à LC. Recorde-se que de 2005 a 2009, o SCP fez 4 2ºs lugares, e o SLB ficou sempre atrás. Em relação a receitas, e uma vez que as verbas recebidas pelas transmissões televisivas eram sensivelmente iguais, onde o SLB receberia mais seria nas quotizações, que não têm um peso assim tão significativo. Portanto, é verdade que a esse nível os últimos anos os 2 clubes se tenham vindo a aproximar, mas a verdade é que o FCP vinha com um avanço significativo)

JC disse...

Agora vou para a "Catedral. Respondo mais tarde.

Vic disse...

Parabéns! Foi sofrido (já se esperava)mas merecido.
Ainda alguns benfiquistas dizem mal do Cardozo...

Abraço

JC disse...

1. Lá está você. Ainda dá crédito à comunicação social desportiva. Esqueça.
2. Não disse que a diferença estivesse só na folha salarial, mas que isso é importante. O FCP é a equipa que tem mais jogadores sob contrato e paga salários mais elevados. Para além disso, nos últimos anos pagou pela transferência de alguns jogadores valores demasiado elevados. Quanto ao resto, não conheço em pormenor as contas do FCP, por isso não falo.
3. Mtº obrigado. E não foi assim tão sofrido. Cedo se viu que era uma questão de tempo e não fosse o árbitro ter errado no lance de "fora de jogo" que acabou em "penalty indiscutível, poderíamos ter resolvido o jogo mais cedo. Na Madeira foi bem mais sofrido.
Abraço