quinta-feira, junho 14, 2012

Frivolidades ou "coisas de gajo": "dress codes" (18) - Henley Shirts

Como peça de roupa para uso quotidiano, são um clássico relativamente recente. Mas as suas raízes são bem antigas, já que devem o seu nome à famosa Henley Royal Regatta, um dos acontecimentos desportivos mais tradicionais de Inglaterra, e às camisas tradicionalmente usadas pelos remadores. No fundo, trata-se de um "polo" com "meia-gola", de algodão, mas na sua fabricação não recorrendo normalmente ao chamado "piqué", comum nas "polos", mas ao tipo de textura das vulgares "t-shirts", embora quase sempre de maior gramagem. E tal como as "polos", as Henley Shirts podem ser de manga curta ou comprida, mas, diferentemente delas, utilizam, não dois, mas mais botões, normalmente quatro ou até cinco. Em Portugal não é ainda muito fácil encontrá-las, mas com algum esforço lá se vai conseguindo, a preços normalmente inferiores a €50.

Podem ser usadas com "chinos" ou "jeans", mas como acho vão mesmo bem é com bermudas e as já célebres alpergatas. E se for para manter a forma com umas "remadelas", tanto melhor, mesmo que não se passe do lago do Campo Grande.

9 comentários:

Vic disse...

Há à venda na Wesley muito parecidos, os chamados tunisinos. E são muito bons
Abraço

JC disse...

Nunca lhes tinha ouvido chamar tal coisa... Estamos a falar do mesmo?

Vic disse...

Mais ou menos. Os da Wesley são muito leves, manga comprida ( o que até dá jeito para aqueles fins de tarde mais frescos) e não tem gola nenhuma, abotoam como as antigas camisolas interiores só que não têm o botão de cima. Tenho 3 de cores diferentes e são agradáveis, aquecem muito menos que os pólos de piqué.

Karocha disse...

São jeitosas JC
Mas para remadores e velejadores não dá,só se for para irem beber um copo!

JC disse...

Vic: por acaso hoje passei na Wesley do Saldanha e vi-as. Mas, francamente, não gostei mtº: sem gola e demasiado finas.
Karocha: mas "in illo tempore" remavam assim...

Karocha disse...

JC

O Basco não,nem remo nem vela!

Karocha disse...

Também já vai para a 3ª infiltração de cortisona, por causa das tosses, no ombro direito.

Vic disse...

JC, acha demasiado finas? Claro meu caro, por isso é que se chamam tunisinas, e para tempo de calor são as ideais, Tenho-me dado bem com as minhas. Até com casaco ficam bem.

JC disse...

Sim, achei demasiado finas, mas só vi na montra. E tb não gostei da cor da que estava na montra.
Abraço