segunda-feira, janeiro 23, 2012

SLB - Gil Vicente

Para mim, a questão ontem não foi só, nem fundamentalmente, a incapacidade do SLB, face à "ausência" de Gaitán, causar desequilíbrios no último terço do campo. Foi bem mais, em função do 4x4x2 em bloco muito baixo do Gil Vicente, que teimava em não se deixar desposicionar, a dificuldade em sair a jogar desde os seus terrenos mais recuados, criando desequilíbrios logo nessa fase. O SLB costuma fazê-lo pelos flancos, mas Emerson não é destas vidas e Maxi, "sem" Gaitán à sua frente, não o podia fazer sozinho. E os centrais e Javi Garcia já sabemos não terem essas características.

Por isso, Jorge Jesus não começou a ganhar o jogo quando Aimar entrou (a substituição óbvia), mas quando este, certamente cumprindo as indicações do seu treinador, começou a vir buscar a bola quase ao terreno dos centrais. Mais ainda: Jorge Jesus esteve ainda muito melhor quando fez sair Javi e recuou Witsel, uma substituição talvez menos óbvia. Foi deste modo, com um jogador mais técnico e com outra leitura do jogo ofensivo da equipa no lugar de "pivot" defensivo, que, definitivamente, o SLB deu a estocada final num inteligente Gil Vicente. Depois, uma pequena dose de sorte ajudou. Digamos que, desta vez, Jorge Jesus bem a mereceu. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Verdade se diga, que o Gil Vicente colocou, como se diz na giria, "um autocarro"...
Mas é verdade que houve alguma ponta de sorte para o glorioso...que bem a mereceu. A arbitragem foi demasiado má.

Cumprimentos

JC disse...

Mas um autocarro bem organizado, que era quase impossível fazer mover. E quanto ao árbitro, não foi assim tão mau. Claro que da bancada me fartei de protestar, mas vistas as coisas a frio, não me pareceu mau. Claro que aquele "atraso" talvez não fosse razão para livre indirecto, mas pq era duvidoso (valeria o critério do árbitro) Artur não tinha nada que agarrar a bola. Anda a ver mtºs jogos do SCP... Protestei mais c/ ele do que com o árbitro.