quinta-feira, setembro 09, 2010

Sai um seleccionador "lindo, gordo e luzidio"...

Confesso-me estarrecido quando assisto à profusão de nomes surgidos - do tipo “atirar o barro à parede” - para seleccionador nacional de futebol. Percebo que pessoas e comentadores diferentes tenham do problema opiniões diversas e, como tal, sugiram nomes que nada de comum têm entre si; posso estar ou não de acordo, mas percebo. Agora ouvir um mesmo comentador (e são vários...) propor duas ou três hipóteses com perfis perfeitamente antagónicos, confesso tenho muita dificuldade em compreender.

Já agora: tenho ouvido e lido por aí o nome de Manuel José. Independentemente dos dislates que tem proferido nos últimos anos sobre a FPF e o cargo de seleccionador nacional, fruto, por certo, de ter sido preterido em favor de Scolari, que curriculum apresenta Manuel José no futebol de primeira linha? Ou será que Portugal é o Egipto, a UE a OEA e a UEFA a CAF?

10 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que Portugal não é o Egipto.

Se Portugal fosse o país dos faraós contaria com um brilhante civilização clássica, autora dessas maravilhas humana de primeira ordem que são as pirâmides de Gizé,, berço de Ísis e Osíris cujos mitos vão servir inspiração para as religiões do Crescente Fértil que haveriam de moldar a civilização ocidental( quis porém a fortuna – e Rá – que eu visse a Luz em Portugal sobretudo aquela ao pé do Centro Comercial Colombo )

Quanto à OEA e à CAF , em suma o futebol africano, também não podemos esquecer que a maior glória do Glorioso e do futebol nacional, uma das maiores de sempre do futebol europeu e mundial é africano de gema, nato em Moçambique.

No último mundial foi patente a “tremideira” da selecção lusa perante os “elefantes” da Costa do Marfim treinada por Erickson e Toni (ex-seleccionador português ) e contando, mesmo com um embalsamado Drogba a motivar um ataque à FIFA por parte do Professor ( mais uma para a honorável conta do Professor). Isto para não falar do empate com Cabo Verde num jogo em casa e a eliminação por Marrocos nas proximidades de “Saltilllo”.

Serve isto para dizer que o futebol africano está longe de ser uma múmia, aliás, é um autêntico viveiro de craques dos melhores clubes.

Já não serve para dizer que Manuel José, apesar de campeão do Egipto e campeão africano, seja a melhor opção para a selecção pela simples razão que existem melhores opções em fila de espera, sobretudo quando se tem por candidatos Aragonês, Aguirre, Humberto Coelho ( semi-finalista europeu).
Preterir qualquer um destes em função de Manuel José ou Paulo Bento é lançar uma maldição de Tutankamon sobre a selecção lusa, continuando o trabalho de mumificação do Professor, acabando a selecção numa eterna pirâmide ou losango.

Todavia, convenhamos, Manuel José e Paulo Bento ainda são superiores em quase tudo ao Professor.

JR

Anónimo disse...

Portugal é o "país africano" mais a norte (a norte de marrocos).
Não vale a pena gastar neurónios a dissertar sobre esta corja... futebolesca. Temos o que merecemos.
Não há contentores com espaço suficiente para armazenar tanta porcaria.

gps disse...

O Manuel José é um bom treinador com provas dadas em clubes como Boavista, Leiria e (até no) Sporting

Não foi campeão em portugal porque não passou pelo FCP.

Quanto esteve no Benfica o clube estava de "rastos"

gps disse...

O Humberto Coelho não tem o currículo do Manuel José e - na minha opinão - foi um bom seleccionador

JC disse...

Caro GPS: Nem sequer vou discutir se o treinaor A é melhor que o B e por aí fora. A questão é que o cargo de seleccionador nacional de um país como Portugal, cujos jogadores jogam nos mais importantes clubes EUROPEUS e por sistema está presente nas fases finais de europeus e mundiais, exige alguém conhecedor profundo do 1º mundo do futebol, nas grandes competições europeias, se possível c/ experiência de presença nas suas fases finais e suficiente capacidade de liderança s/ jogadores de topo, exercendo a sua actividade em campeonatos e clubes de 1ª linha. E nem Manuel José responde a este perfil, nem Humberto Coelho (uma andorinha - 2000 - não faz a primavera), nem sequer Paulo Bento e a minha simpatia pessoal por estes 2 últimos não altera nada do que digo. Treinadores portugueses c/ este perfil e provas dadas no 1º mundo do futebol, existem 2: Mourinho e Fernando Santos. Se quisermos estender um pouco mais, talvez Jesualdo Ferreira. O resto treinam na Arábia, no Egipto, em angola, no Vietnam e por aí fora.
Cumprimentos

JC disse...

JR: Claro que o futebol africano tem dado ao mundo excelentes jogadores, mas quantas excelentes equipas e selecções? A maioria dos bons jogadores africanos joga na Europa e tb não se pode analisar só o futebol de um país ou continente por esse prisma. O Brasil, p. ex., tem excelentes selecções e jogadores. Será um modelo de organização e funcionamento? Quantos treinadores brasileiros, nos últimos 30 anos, encontra a treinar na Europa? E quantos já foram bem sucedidos?
Cumprimentos

pois disse...

Meu caro JC,
Ajude-me lá a ver se entendo, com um perfil assim definido:

"alguém conhecedor profundo do 1º mundo do futebol, nas grandes competições europeias, se possível c/ experiência de presença nas suas fases finais e suficiente capacidade de liderança s/ jogadores de topo, exercendo a sua actividade em campeonatos e clubes de 1ª linha."

Porque inclui sem quaiquer dúvidas F. Santos e somente "se quisermos estender um pouco mais, talvez Jesualdo Ferreira".

Obsessão???

nmp disse...

A nossa selecção já não é tão talentosa como num passado relativamente recente, pelo que será cada vez mais difícil fazer omoletes sem ovos

JC disse...

Nada disso, caro "Pois". E se a obsessão de que fala se refere ao FCP, ambos, Jesualdo e Santos, treinaram SLB e FCP e são sentimentalmente benfiquistas de "origem". Apenas porque Fernando Santos tem mais experiência internacional, uma vez que trabalha há longos anos na Grécia. Acho que essa experiência fora do país, algum cosmopolitismo, podem ser importantes. Como treinadores, considero ambos competentes e foi "furiosamente" contra o despedimento de F. santos do meu clube. Não veja nas minhas opiniões quaisquer teorias da conspiração.

JC disse...

"fui" e não "foi". Peço desculpa.