quarta-feira, setembro 01, 2010

Em defesa de Madaíl

Goste-se muito, pouco, “assim-assim” ou nada de Gilberto Madaíl, o que constitui facto incontroverso é que foi durante os seus mandatos como presidente da FPF que a selecção portuguesa conseguiu o melhor conjunto de resultados da sua história, Portugal foi palco de uma fase final de um Europeu e se candidata, em parceria com Espanha, a um Mundial. Contribui Madaíl muito, pouco, “assim-assim” ou nada para tais êxitos? Pouco importa: é o topo da pirâmide do futebol português e se não podem deixar de se assacar responsabilidades pelos fracassos - quando existem - a quem dirige, também não é menos verdade que os êxitos não podem ficar orfãos ou serem filhos de pai incógnito.

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC
Discordo. Madail, para o tratar pelo nome conhecido, não é mais do que um "peso morto", uma porcaria, um inconpetente do sistema.
Quem faz os resultados são os jogadores e a liderança (de um bom treinador). E os êxitos no período indicado foram obtidos quando se conseguiu juntar um grupo de jogadores de muito boa qualidade, com a liderança do "sargentão" (com virtudes e defeitos).
O Madail, e falando em termos "técnicos" não acrescenta (nem nunca acrescentou) qualquer valor.

Cumprimentos

JC disse...

Tudo isso pode ser verdade; mas é tb subjectivo. Objectivamente, Madaíl é o responsável máximo por êxitos e fracassos.E tb foi ele que contratou Scolari e H. Coelho (êxitos) e António Oliveira (fracasso).

pois disse...

Caro JC,

Desculpe o despropósito, mas como falou em obsessão e disse:

"...sabendo também que, em termos políticos, sociais e económicos, o futuro, com a zona do Grande Porto em alguma perda, não se apresenta muito favorável aos seus desígnios."

Ao DN, Julio Magalhães, levanta um pouquinho do véu, que muito mais que cobrir anda a axfixiar a "zona do Grande Porto", como lhe chama, que na minha opinião abrange todo o país com excepção da grande sangue suga que estão a criar:

"...Em Lisboa movimentam-se muitos milhões de euros. Eu tenho visto como é que, em Lisboa, se desperdiçam milhões de euros.

Essa dicotomia com Lisboa é em relação ao Porto?

Não, é ao resto do país. Vive-se em Lisboa de uma forma que não se vive no resto do país. Tenho assistido a coisas que não pensei existirem. Vive-se de milhões de euros, de jantaradas, de almoçaradas, de grandes festas e, sobretudo, de grandes negociatas. Vivemos num país demasiado centralista e demasiado centralizado.

Isso é um discurso céptico, para não dizer pessimista.

Mas as pessoas estão mesmo desoladas! Quem sair de Lisboa percebe que o país está mesmo desolado. E não é ser céptico, é ser realista. Já me apercebia disso e agora apercebo-me um pouco mais. Mas acho que, depois desta crise que estamos a viver, já não vai ser a mesma coisa."

Cumprimentos

JC disse...

Meu caro Pois:
Pode dizer que a minha opinião é a de um "alfacinha" - e tem razão. Mas para esse peditório de lisboa Vs o resto do país já dei há mtº tempo. Reconheço o desenvolvimento desigual do país; mas isso é comum a todos e quanto menos ricos e mais periféricos mais isso se acentua. E, já agora, quando nos anos que mediaram entre o 25 de Abril e a entrada na então CEE o norte dominava politica e economicamente o país, não me lembro de ver os "alfacinhas" c/ essa atitude de Calimero. Tudo o que refere tem razões históricas, que não vêm aqui e agora ao caso, e tanto se desperdiça dinheiro em Lisboa como no Porto (e não é em almoçaradas, mas em péssimos investimentos e numa gestão pouco rigorosa.)
Já agora: sempre achei o Meireles, desde que o vi num torneio de Toulon, um excelente jogador e profissional (aliás, sempre admirei alguns dos jogadores do seu clube: Jorge Costa e Fernando Couto, p. ex.). Aquela do Villas-Boas foi de algum mau gosto...

pois disse...

Meu caro,

Sinceramente não sei a que declarações se refere mas se é a "O arranque foi bom, mas o que conta é o resultado no final do campeonato." eu concordo plenamente.

E relativamente a "não é em almoçaradas, mas em péssimos investimentos e numa gestão pouco rigorosa" sabe muito bem o meu caro, para que servem efectivamente as jantaradas e as festarolas...

Boa gestão é utilizar a RTP (como ontem) para num vídeo de cerca de 2 min. promover um activo do slb. Profissionalmente já tentei negociar um spot com a RTP, sabe quanto me pediram por 30 seg. Mas tratando-se do CR tudo é permitido, aceite e abençoado.

Cumprimentos

JC disse...

Nada disso... Essa declaração é óbvia. Refiro-me a quando Villas-Boas disse, referindo-se a RM, que havia lá melhor. Foi pouco elegante, sem necessidade, para quem já foi tantas vezes decisivo no FCP e na selecção.
Falar em jantaradas e festarolas é populismo e passar ao lado do essencial. Só ajuda os que quer atacar. Quanto ao tal vídeo de ontem, não vi e, portanto, não me posso pronunciar.

pois disse...

Mu caro,

Repare bem no que disse AVB sobre RM:
"[Meireles] É um jogador que ajudou à conquista de muitos títulos no clube, e contamos com ele, mas só quando estiver bem como um todo";
"Perde-se um jogador importante, mas seguimos com opções extremamente viáveis e um meio-campo competitivo. Temos soluções tão decisivas quanto o Raul, que oferecem tanto ou mais que ele".
Não vejo porque se inquietou o meu caro, parecem-me declarações óbvias de um lider que perdeu um dos activos válidos, mas que continua com uma equipa para gerir.
Quanto a não ter visto, é a desculpa sobejamente utilizada (e então neste icnício de época) pelos slb's. Actualmente é desculpa esfarrapada porque não ter visto não signiifica impedimento definitivo de ver. Basta querer (como eu fui ver as declarações de AVB, elas estão por aí)
Cumprimentos

JC disse...

Para ir ver é preciso saber que existem. E não sabia até v. me ter informado. Se fizer o favor de enviar o "link", agradeço. Não tenho por hábito enfiar a cabeça na areia...

pois disse...

Meu caro, não o quero atormentar, apenas errei no post

O link é este:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=17798&idpod=

Delicie-se com a publicidade a partir dos 80m +/-

JC disse...

Em 1º lugar, e já aqui o afirmei por várias vezes, sou absolutamente contrário e, salvo mtº raras excepções, não vejo este tipo de programas. Só prejudicam o futebol e a sua análise. Até já por aqui disse que o SLB se deveria demarcar dos "soit disant" comentadores que falam em seu nome. A partir do momento em que existem, prestam-se a tudo e servem mesmo para isto. Já vi idêntico e bem pior, por parte dos ditos defensores dos 3 grandes, em outras ocasiões. O ano passado o objectivo do FCP foi condicionar David Luiz, p. ex.Como vê, tenho uma posição de fundo, não condicionada por questões conjunturais.

pois disse...

Meu caro,

1) não pretendo tratar deste "tipo de programas". Falo da RTP e do serviço a que se prestou ao slb;

2) sabe quem o slb enviou para um desses programas? rui gomes da silva - vice-presidente - completamente contrário a qualquer desmarcação (no máximo uma desmarcação tipo "pinheiro", que está em voga) e a substituir silvio cervan - um simples adepto?... não, também vice-presidente - não acredita? Pode ver:

http://www.slbenfica.pt/Clube/CorposSociais/corpossociais.asp

3) "O ano passado o objectivo do FCP foi condicionar David Luiz, p. ex." Entendo que ao referir FCP deve querer referir-se ao adepto/sócio/simpatizante do FCP, já que po mágico PORTO não tem em nenhum desse "tipo de programas", nenhum elemento da sua direcção (nem da SAD) - não acredita? Pode ver:

http://www.fcporto.pt/Clube/orgaossociais.asp

4) condicionar o adversário ou defender os nossos é uma coisa. A RTP permitir a divulgação de um video como se de um empresário se tratasse é uma coisa completamente diferente, como RHC prontamente o afirmou, mesmo, mesmo aoterminar o programa.

Cumprimentos

JC disse...

Caro Pois: Francamente, e sem melindres, não tenho paciência para esse género de discussão. Já lhe disse e escrevi aqui em devido tempo: acho esse tipo de programas só prejudicam o futebol, só vejo, e apenas um deles (RTPN), raramente e em situações mtº especiais e gostaria o SLB se demarcasse dos que assumem a "defesa" das suas cores. Quaisquer que sejam. por isso mesmo não quero - recuso-me - a reproduzir aqui no "blog" a mesma lógica. Certo?

pois disse...

Certo meu caro,

Este é o seu blog (eu apenas costumo visita-lo). Pode até pegar no lápis azul (ponto, vermelho) e apagar os comentários anteriores. Ou melhor, eu colaboro consigo e fazemos de conta que nada aconteceu, está resolvido.

rl disse...

I don't know if you understand English but I LOVE your taste in music!!!