quinta-feira, dezembro 13, 2007

História(s) da Música Popular (69) - Ike Turner (1931 - 2007)

Ike & Tina Turner - "River Deep, Mountain High" (Jeff Barry - Ellie Greenwich - Phil Spector)
Aparentemente, Ike Turner (1931 Clarksdale, Mississippi) é o Turner errado e, sendo assim, poucas razões haveria para muito destaque: Tina Turner tornou-se vedeta já sem ele (a massificação tem destas coisas), Ike parece que a sujeitava a repetidas cenas daquilo que hoje se chamaria “violência doméstica” e teve uma vida muito mais cheia de álcool e drogas do que, talvez, rock n’ roll. Se calhar, pelo menos qualitativamente, muito menos do que nós (e ele?) desejaríamos. Mas o que é facto é que depois dele e de Phil Spector (outro que tal) nunca mais a música de Tina atingiria os píncaros, por muito que o cinema, a TV, os mass media e algum gosto pelo menos duvidoso tentassem provar o contrário. Exactamente por isso aqui o recordo, e exactamente pelas mesmas razões recordarei também Ike (e Spector) no dia em que Tina desaparecer, caso por aqui ainda ande.

Para além disso, se me perguntarem qual o melhor exemplo daquilo que passaria à história como o “Phil Spector wall of sound” não deixaria de mencionar, espontaneamente e “top of mind”, este “River Deep, Mountain High”, gravado em Março de 1966 em LA e da autoria de uma das duplas mais famosas do Brill Building, Jeff Barry e Ellie Greenwich, cuja história começarei a contar, conforme prometido, no próximo “História(s) da Música Popular”. Fica, como amuse gueule, este "River Deep, Mountain High". E fica muito bem como tributo a Ike Turner.

2 comentários:

VdeAlmeida disse...

E que foi considerada a canção do ano pelo Em Órbita, para grande surpresa minha, mormente porque creio que nunca passar no programa.
Um memorandum merecido, anyway.
Um abraço

JC disse...

Passou pois, que eu bem me lembro de a ouvir por lá.
Abraço
JC