sexta-feira, dezembro 21, 2007

Fado - o acervo de Bruce Bastin

Madalena de Melo acompanhada à guitarra por Armandinho e à viola por Georgino de Sousa - "Fado Estoril". Gravação de 13 de Agosto de 1928
Durante muitas décadas, o fado, que me lembre a única forma de música popular genuinamente urbana em Portugal, terá sido menosprezado. Canção do “regime” (ou seja, da ditadura), para uns, ou de bordéis, prostitutas e marginais, para outros. Ou, ainda, de uma aristocracia marialva e ociosa, desenquadrada da sua época e do seu tempo. Terá sido tudo isso e ainda mais (foi também expressão musical operária, o que é muitas vezes esquecido) e, excepto a sua classificação como canção do regime, é também tudo isso que molda a sua importância.

Nos últimos tempos o panorama tem vindo a mudar, muito por “obra e graça” de alguns nomes como Rui Vieira Nery, Ruben Carvalho, Eduardo Sucena, José Moças e outros de que não me lembro o nome e peço desculpa pela injustiça que esteja a cometer. Acto importante dessa mudança é a compra do acervo de Bruce Bastin, cuja decisão há anos se arrastava. É uma decisão que faz de Portugal um país um pouco mais civilizado, como civilizados são todos os que preservam a sua cultura e património, as suas tradições populares ou aristocráticas, o que só quem possui mentalidade tacanha e provinciana pode confundir com qualquer tipo de conservadorismo.

Por isso, o “Gato Maltês” associa-se ao acontecimento e saúda-o, divulgando uma das faixas do acervo de Bruce Bastin que foi editada em CD na década de noventa do século passado pela Strauss (“Arquivos do Fado”), uma gravação de 13 de Agosto de1928. Madalena de Melo, acompanhada por Armandinho na guitarra e Georgino de Sousa na viola, interpretando o “Fado Estoril”.

Sem comentários: