quarta-feira, junho 13, 2007

História(s) da Música Popular (46)



Dee Dee Sharp - "Mashed Potato Time"


Dance Craze (III)


Ora deixemos o “twist” e vamos lá ao “Mashed Potatoes”, assim chamada (a dança) pelo facto de os participantes parecerem esmagar batatas com os pés!!!... Acho que se fosse cá por Portugal se teria inventado algo baseado na "pisa a pé" das uvas nos lagares do Douro (e não só), mas nesse tempo o país era mais "brandos costumes" e a ditadura vigiava quem deles se afastasse, mesmo que inocentemente. É que isso de “danças malucas” era um pouco lascivo, então não era?
E quem trouxe o “Mashed Potatoes” para o galarim foi uma tal Dee Dee Sharp nascida, em 9 de Setembro de 1945 na Georgia, Dione LaRue. Mas tivemos (e teve ela) de esperar uns bons dezassete anos para que algo acontecesse, pois foi só em 1962 que Dee Dee Sharp se deu a conhecer ao mundo com uma série de êxitos, o maior de todos este “Mashed Potato Time” (#2) escrito por Jon Sheldon and Harry Land.


Já agora. Joey Dee & The Starliters – os dos “Peppermint Twist” - também se meteram por estas aventuras do "Mashed Potatoes", tendo gravado um “(Hot Pastrami With) Mashed Potatoes” (partes 1 e 2), mas o sucesso foi bem menor. Merecidamente, como me foi dado agora a recordar quando fui ali ao baú buscar o CD respectivo que não ouvia há pelo menos dez anos. Não vale a pena, portanto, sequer, estar a macá-los com tal coisa.


Pois “bute” lá a experimentar o “Mashed Potatoes Time” aí em casa... Ready, steady, go!

Sem comentários: