segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Para ver em casa


Para ver em casa depois de ter visto "Letters From Iwo Jima" no cinema.
"Cross Of Iron", de Sam Peckinpah é, que me lembre, o primeiro (único?) filme que mostra a WWII na Europa do ponto de vista do "inimigo", de um grupo de soldados alemães em fuga da Rússia.
Quanto a "The Bridge On The River Kwai" a razão é outra: a figura do general Kuribayashi, no filme de Eastwood, apesar das diferenças óbvias, não deixa de me remeter para o coronel Saito da "Ponte". Qualquer dos dois, excelentes filmes.

3 comentários:

Eurydice disse...

E o MERRY CHRISTMAS MR. LAWRENCE? Não gostou? :)

JC disse...

Cara Cinderela:
A questão não é ter gostado ou não (gostei, claro, e já me lembrei-me também do filme embora tenha sobre ele memórias relativamente vagas) mas não o posso considerar propriamente um filme sobre a WWII, ou algum dos seus episódios (um "filme de guerra", enfim), ficcionado ou não, mas apenas um filme em que essa mesma guerra é o pano de fundo para um outro tipo de questões, como, por exemplo, a homossexualidade, se bem me lembro.

Eurydice disse...

Sim, mas penso que vai para além da homossexualidade.
As minhas memórias também já são vagas, mas na altura achei que dissecava as relações entre as pessoas em geral... Mas concordo que a Guerra é pano de fundo. :)

Caro JC, da II guerra, o que mais aprecio é THE THIN RED LINE. Claro que não é mítico como os que cita. :) Pessoalmente, prefiro a CRUZ DE FERRO à PONTE.
E ainda não vi AS CARTAS...