terça-feira, fevereiro 20, 2007

Grandes Séries (6): a WWII na TV (à "boleia" de Iwo Jima)

"Wish Me Luck" (1987) - sem vídeo disponível.
Histórias das voluntárias civis do SOE britânico ("Special Operations Executive") na França ocupada. Kate Buffery, que vimos recentemente no excelente "Trial And Retribution" no papel da Inspectora Pat North (SIC Mulher) é uma das protagonistas. A série passou na RTP, penso que ainda no final dos anos 80.
"Piece Of Cake" (1988) - sem vídeo disponível.
A vida num esquadrão de caça da RAF antes e durante a Batalha de Inglaterra, onde se espelha também o sistema de classes da sociedade inglesa. A série passou na RTP (penso que no 2º canal) se bem lembro por mais do que uma vez. Memorável! À venda através da Amazon.


A história da companhia "Easy", da 101ª Divisão Aerotransportada, desde o período de treino até ao final da guerra na Europa. Uma produção de Steven Spielberg (que também produz o díptico de Eastwood) e Tom Hanks. Também uma lição de História, já que acontecimentos tão importantes como o desembarque em Omaha Beach e o lançamento de paraquedistas no dia D, a operação Market Garden, a batalha das Ardenas e a libertação dos campos de concentação nazis passam por aqui. A série foi exibida na SIC, por duas vezes, nos últimos anos e é bastante fácil de adquirir na FNAC.

4 comentários:

Eurydice disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eurydice disse...

Lembro-me do WISH ME LUCK!...

Não tanto que recorde o nível de qualidade da produção, mas o suficiente para saber que ficava ansiosa com as cenas em que se dedilhava o morse para Londres enquanto os alemães rondavam com detectores de rádioemissores, ou quando se esperavam as descidas de para-quedas. :))

Claro que no que toca à WWII nada chega ao ALLÔ ALLÔ, penso eu... ;)

JC disse...

Cara Cinderela.

Pois, também acho muita graça ao "Allô Allô", mas é uma sátira. Por isso não a incluí aqui no rol das coisas mais sérias... Também não incluí o "Winds Of War" e a sequela "War And Remembrance" não só pelas razões que citei no "Merry Christamas Mr. Lawrence" mas também porque os acho um pouco um... pastelão!

Eurydice disse...

Compreendo o seu critério, ainda que não esteja a identificar estas a que se referiu agora.