quinta-feira, fevereiro 08, 2007

História(s) da Música Popular (30)



The Moonglows - "Sincerely"
The Gladiolas - "Little Darling"
"Doo-Wop" (V)
Ora vamos lá ao último capítulo dedicado ao "doo-wop" que já outras músicas estão no horizonte, tais como a “surf music” a que dedicarei os próximos capítulos. E, adianto já, com muitas surpresas para os que pensam que a dita “surf music” é só Beach Boys e, quando muito, Jan & Dean.

Mas vamos lá então a este último capítulo do "doo-wop" featuring os inevitáveis Moonglows (era impossível passar sem...) mas também os bem menos conhecidos Gladiolas.
Os Moonglows são um grupo formado em Louisville, Kentucky, mas que cedo debandou para Cleveland, Ohio (que por sinal tem uma boa orquestra sinfónica!) onde foram lançados pelo célebre disk jockey Alan Freed. Os seus lead singers são Bobby Lester (cantava as canções mais românticas) e Harvey Fuqua (estava encarregue das mais uptempo, quer dizer, das mais “mexidas”). Depois de terem gravado este “Sincerely”, em 1954, para a “Chess” (canta Bobby Lester), gravaram alguns outros sucessos que culminaram com “10 Commandments Of Love” o seu maior e último êxito com a formação original, mas já como Harvey & The Moonglows.

Já os Gladiolas vêm de Lancaster, South Carolina. Mudaram de nome um ror de vezes e, depois de se chamarem Royal Charms e Gladiolas, acabaram como Maurice Williams & The Zodiacs em 1959. Foram um dos grupos-bandeira da Excello, uma importante etiqueta de música negra Nashville, Tennessee, e este “Little Darling”, escrito por Maurice Williams quando este tinha treze anos e gravado em Janeiro de 1957, possui a curiosidade de ter alcançado sucesso (mais de 4 milhões de discos vendidos) não nesta sua versão original mas através de um cover do grupo canadiano branco, The Diamonds, também em 1957. Mais tarde foi também gravado por Elvis Presley e pelos “Four seasons”. Pois aqui fica como despedida do "doo-wop".

Sem comentários: