quinta-feira, fevereiro 01, 2007

História(s) da Música Popular (29)


Little Anthony and The Imperials - "Tears On My Pillow"

The Chantels - "Maybe"
Doo-Wop (IV)

Pois continuemos com o Doo-Wop, já que muitos são os grupos e poucas as histórias para contar o que muito facilita a vida a autor do blog. E vamos para Doo-Wop no feminino e na adolescência, que também o houve.

No primeiro caso temos as “Chantels”, um grupo de NY formado em 1956 e tendo Arlene Smith como lead singer. Começaram a cantar na Escola de Stº António de Pádua, no Bronx. Uma das razões para a escassez de grupos femininos de Doo-Wop prende-se (atenção feministas!) simplesmente com o facto de... serem mulheres. Na realidade, era comum os grupos masculinos de Doo-Wop juntarem-se na rua, nas esquinas, cantando para quem passava e recebendo algum dinheiro em troca. Obviamente, isto era algo que as raparigas não poderiam fazer. O seu maior sucesso (e quase único) foi este “Maybe”, gravado em 1958 e onde bem sobressai a voz de Arlene. Aqui fica.

Little Anthony and The Imperials, também de NY mas dos lados de Brooklyn, era dirigido por Anthony Gourdine, nascido em 1941 e que, portanto, gravou este “Tears On My Pillow” com dezassete anos, em 1958 - ainda teenager, portanto. O tema chegou a #4, e Kylie Minogue re-gravou-o em 1989, fazendo-a reviver. O grupo gravava para a “Roulette”, etiqueta importante nestes tempos abarcando vários géneros da música popular, do Doo-Wop ao rockabilly, mas passando também pelo jazz e, até, pela música erudita. Pois também aqui fica este “Tears On My Pillow” e os teenagers Little Anthony and The Imperials.

Sem comentários: