quarta-feira, fevereiro 14, 2007

História(s) da Música Popular (31)


Let's Go Surfin'?
Pois para os que pensam que surf music são só (ou quase) os Beach Boys, aqui vai um desgosto: isso não é verdade. E não o é por duas razões. Em primeiro lugar, porque a surf music se divide em duas áreas fundamentais, vocal e instrumental, sendo que esta última, embora menos conhecida, é a mais “pura” e “autêntica" (pelo menos digo eu, que gosto de dizer coisas) e como sabemos os Beach Boys integram mais a primeira, embora, iremos ver, tenham também gravado alguns - poucos - instrumentais. Em segundo lugar, porque os mesmos Beach Boys acabaram, e ainda bem, por enveredar por outros caminhos, tendo mesmo editado aquele que é, para mim, o melhor álbum de sempre da música popular ("Pet Sounds”), se é que tal coisa pode alguma vez existir. Acresce que, no caso da surf music vocal, os pioneiros foram Jan & Dean, em 1959, e não os Beach Boys que acabaram por açambarcar o género a nível nacional e internacional.

Bom, mas vamos ao que interessa. A surf music não é mais do que um “ramo” do rock instrumental, área que por aqui passou há algumas semanas. Mas, mais do que isso, é a expressão musical de um estilo de vida da Califórnia do início dos anos sessenta. Sobre isso, não resisto a citar a descrição de Philippe Bouchey no seu “Le Guide du Rock”: “O surf sempre foi (e ainda é) um universo marginal, com os seus princípios ( o fun, a provocação), o seu vocabulário e os seus locais (Califórnia, Hawai, Austrália). Aparece de facto como um modo de vida completo, uma espécie de gesto de desprezo pelos valores adultos de responsabilidade, pela consciência do perigo... ...É portanto, se quiserem, um paraíso protegido do mundo adolescente, e mais ainda nos anos sessenta, devido à economia próspera. Não é portanto de admirar que surf e rock se encontrassem ligados por uma música específica...”

Se no campo dos vocals, os Beach Boys e Jan & Dean são incontornáveis, é na surf music instrumental que encontramos o verdadeiro “rei”, na pessoa e no som de Dick Dale (“the king of surf guitar”) and his Del-Tones, criadores de “Misirlou” o verdadeiro hino da surf music. Mas grupos como os “Surfaris”, “Chantays”, “The Lively Ones” e “The Tornadoes” irão também por aqui passar, e semelhanças com Link Wray and the Wraymen, que por aqui se fizeram ouvir nos posts dedicados ao rock instrumental, serão claramente audíveis.

E por onde começar? Como diria um tal senhor francês, pelo princípio, claro, e isso significa aquela que é considerada a primeira gravação do género: “Moon Dawg”, editada pelos Gamblers em 1959. Os Beach Boys gravariam também uma versão do tema em 1962, integrada no álbum “Surfin’ Safari”.

Let’s go surfin’?

PS. Recomendações: da fase surf music dos Beach Boys não faltam colectâneas e re-edições em CD dos álbuns editados. Para Jan & Dean “Surf City: The Best Of Jan and Dean – The Legendary Masters Series” (EMI, 1990). Para surf music instrumental: “King of the Surf Guitar”: The Best of Dick Dale & His Del-Tones (Rhino, 1989) e a colectânea “Surfin’ Hits” (Rhino, 1989).

Colaboração enviada pelo meu amigo Pedro Quadros, surfista entusiasta e marido de ex-campeã nacional da modalidade:
"Curiosamente a verdadeira surf-music (que não a dos Beach Boys*) teve um papel fundamental na história do Rock’n’Roll, como percursora do Hard Rock (e mais tarde do Heavy Metal) devido aos riffs rápidos e cadenciados do Dick Dale – basta ver que Jimi Hendrix foi influenciado por esta forma original de tocar guitarra, que por sua vez combinou com a sua influência original Blues.

Já agora, outra curiosidade : as bandas sonoras dos filmes de surf dos anos 60 (mais uma vez refiro-me aos verdadeiros, realizados pelo Bruce Brown…) tinham ambiente essencialmente Jazz, compostas particularmente por um músico surfista de que agora não me lembro o nome (mas posso obter). Aqui o objectivo era captar a postura mais “cool” e “counter culture”.

Por fim, é interessante verificar que o meio surfista é frequentemente percursor de novos estilos musicais que vai apresentando e divulgando pelo Mainstream – por ex. no final dos anos 80/inicio dos anos 90 era o New Punk (Californiano) com os TSOL, Bad Religion, Pennywise, Offspring…; No final dos anos 90/inicio do novo século com o Ben Harper primeiro, e de seguida com o Jack Johnson – já agora, ambos fazem surf; e o Jack Johnson nos seus 20 anos era mesmo semi-profissional de surf…..

*Abordavam o surf como expressão do Mainstream 60’s Califórnia Teenage LifeStyle, pois dos quatro só um fazia e não era ávido. "
(Pedro Quadros).

Sem comentários: