segunda-feira, março 31, 2014

Serviço Nacional de Saúde: um caso pessoal


Faz agora exactamente dois anos, no domingo de Páscoa de 2012, dei uma queda de certo modo violenta, batendo com as costas num degrau de uma escada de pedra. Não dei muita importância ao assunto, até porque me esperava o almoço de Páscoa, mas ao fim da tarde, e como as dores começassem a atingir o quase insuportável, resolvi recorrer a uma urgência hospitalar. Pontos positivos: 
  1. A qualidade do atendimento e o cuidado posto pela equipa médica que me observou assegurando-se de que nada de grave se passava para além das enormes dores. Uma grande "chapelada" ao SMS.
  2. O custo modesto dos exames efectuados (taxas moderadoras), principalmente conhecendo que cerca de metade da população está isenta do seu pagamento.
Ponto negativo:
  1. O facto de somente passados dois anos receber em casa a factura para o respectivo pagamento, o que significa que retive involuntariamente e sem necessidade, durante 24 meses, €24,85 que pertenciam ao Estado, isto é, a todos nós, cidadãos. É pouco, mas denota mau funcionamento na cobrança dos serviços prestados. Espero o funcionamento do SNS melhore neste ponto.    

2 comentários:

Anónimo disse...

A burocracia administrativa é inconcebivel. Tenho essa experiencia
Se entrarmos em conta com os custos administrativos de processamento, expedição e atraso, saia mais barato ao SNS não cobrar em muitos casos, face aos baixos valores. Financeiramente falando é assim mesmo.
Ñão entendo...quando vou a um hospital particular, pago na hora (antes mesmo de ser atendido), é assim tão dificil implementar isto no SNS ?
Cumprimentos

JC disse...

Bom, é natural, aceitável e até positivo e desejável que numa urgência de um hospital público possa não se pagar na hora. Saúdo tal coisa. Sinceramente, não me lembro pq optei pelo envio da conta, ou sequer se me foi proposto o pagamtº na hora e,cheio de dores, achei mais confortável pagar "a posteriori", até pq com tantos exames e necessidade de ir esperando os vários resultados seria já noite alta. Aliás, já tinha, nestes 2 anos, manifestado várias vezes a minha estranheza junto da família pelo facto da conta ainda não ter chegado. Mas 15 dias seria mais do que suficiente, claro. Bom, está pago: recebi hoje a conta e paguei de imediato.