segunda-feira, março 03, 2014

CFB - SLB: sobre o golo anulado


Não vou agora aqui discutir se o árbitro errou ou não ao anular o golo do C.F. Os Belenenses. Aliás, a minha primeira reacção quando vi o lance na TV foi que o árbitro assistente teria mesmo errado. Mas depois de ler com atenção os "Amendments to the Laws of The Game" - 2013/2014, sem ter adquirido certezas sobre o julgamento do lance, sou de opinião que, a existir erro, ele não será assim tão grosseiro como por aí se afirma e existe alguma latitude para que a equipa de arbitragem aplique o seu critério. Acresce que o jogador do CFB não só não está estático como, inclusivamente, o seu movimento de recuo não é linear, o que se pode ver no vídeo do lance (infelizmente, não o tenho: se alguém o tiver agradeço me envie o "link").

Já agora: como é óbvio, não vou discutir aqui cretinices do género quem é ou foi mais beneficiado ao longo do campeonato, lances de julgamento errado ou duvidoso em outros jogos, etc, etc. Coloco aqui este caso, independentemente de o meu clube ter sido alegadamente beneficiado, porque me parece ser, à luz das leis do jogo e das recomendações da FIFA, um "case study".

Sem comentários: