sexta-feira, março 14, 2014

3 notas 3 sobre o Tottenham Hotspurs - SLB

  • Uma "chapelada" para Jorge Jesus: Cardozo segurou gente dos Spurs lá atrás e ajudou nas bolas paradas defensivas e a equipa, durante cerca de uma hora, baixou as suas linhas e convidou o Tottenham a adiantar-se para depois Amorim, principalmente ele, lançar os "sprinters" (Rodrigo, Markovic e Suljmani, mas também Sílvio e Siqueira) no espaço que os de White Hart Lane deixavam livre entre os recuados polícias de Cardozo e os restantes. Tinha tudo para dar certo, o que não significa dê sempre. Mas desta vez deu.
  • Com os seus melhores jogadores no meio-campo (e ontem não jogaram Sigurdsson, Dembélé, Capoué e Lamela) não se percebe como os Spurs usam e abusam do jogo directo, apesar de Adebayor. Ou melhor, percebo: Tim Sherwood é um treinador da velha escola inglesa e está tudo dito. Percebe-se agora porque Villas-Boas "encostou" o togolês. Infelizmente, mas também por responsabilidade sua - Villas-Boas -, as alternativas eram o "flop" Roberto Soldado e um Jermain Defoe em final de carreira.
  • De uma vez por todas: a responsabilidade pelo facto da equipa defender muito melhor não é fundamentalmente de Oblak e Fejsa, nem advém de uma mudança radical no modelo e nos processos de jogo da equipa. Por muito estranho que possa parecer, a equipa defende melhor porque deixou de ter Cardozo, um elemento que obrigava a equipa a "esticar-se" e os alas a jogarem mais "por fora". Com Lima e Rodrigo a equipa joga mais em "bloco" e com as linhas mais juntas pelo recuo de ambos, ganhando em segurança de jogo; e como Gaitán e Markovic, por ausência de um "pivot" de área, derivam agora muitas vezes para o meio, tal ajuda a consolidar os processos defensivos. É mais ou menos isto, certo?

2 comentários:

Joao Cilia disse...

Aquilo que vi ontem do Jesus deveria dar direito a demissão. Desrespeitou 2 grandes figuras da história do Benfica e deu uma imagem de bimbalhada do Benfica para toda a Europa! O LFV não pode deixar isto impune, no minimo exige-se um pedido público de desculpas ao Sheu, ao RC e ao treinado do tottenham

JC disse...

Enfim, acho está a exagerar um pouco. O comportamento de JJ foi incorrecto, mas, digo eu que estou longe de ser um defensor "à outrance" de JJ, tal não justifica o empolamento que a comunicação social está a dar a um caso que não passa, quanto a mim, de um "fait divers". Aliás, não digo isto por termos ganho; esta já era a minha opinião quando do caso Cardozo, e nessa altura tínhamos perdido tudo. Defendi então talvez a saída de JJ fosse a melhor opção - embora não tivesse grandes certezas - mas apenas por questões de ordem meramente desportiva.Falemos pois de "bola".