sexta-feira, novembro 04, 2011

O futuro próximo do meu SLB

O meu "Glorioso" vai ter que fazer, no mínimo, quatro pontos nos dois próximos jogos do campeonato, assim distribuídos: um no jogo com o S.C. Braga (o jogo é "fora" e o S.C. Braga é apenas um "outsider" e não um adversário directo: perderá muitos pontos até final) e três contra o SCP (jogo em "casa" contra um adversário directo). Se os conseguir, com esta distribuição (ganhar em Braga e empatar em casa com o SCP não seria a mesma coisa), torna-se, em minha opinião, o principal candidato ao título, apesar do FCP ter a vantagem de jogar alguns jogos contra autênticos clubes-satélite (atenção ao que se possa passar em Olhão...).

Importante também conseguir passar aos 1/8 de final da Champions League e o FCP apenas conseguir qualificar-se para Liga Europa. Porquê? Para além da diferença de receitas e prestígio entre as duas competições (e isto é o óbvio, para além de que vitórias geram vitórias), o SLB (ou qualquer outra equipa portuguesa) dificilmente ultrapassará os 1/8 de final da CL e, no limite, conseguirá chegar aos1/4 de final. Ficará então "livre" da sobrecarga europeia, enquanto SCP e FCP terão de disputar a Liga Europa que tem mais uma eliminatória e onde, com adversários mais acessíveis, poderão chegar mais longe, o que os obriga a um maior desgaste.

Nestes próximos jogos (SCB, SCP, Man. United e Otelul) jogar-se-á também muito do futuro de Jorge Jesus (e de Vieira) no clube. Espero estejam ambos cientes disso e evitem "asneirar"...

3 comentários:

gin-tonic disse...

Caro JC,
Estranhei não ter visto por aqui, a tua apreciação ao jogo com o Basileia. Também saí da Catedral com uma neura de todod o tamanho.
O Glorioso apresenta uma preparação física simplesmente arrepiante. A 2º parte do jogo de quarta-feira goi confrangedora.
Nunca alinhei com as euforias em redor de Gaitan e - hélas! - vão-se confirmando os meus receios. O rapaz não entende - não quer entender - que o futebol é, acima de tudo, um jogo colectivo.
As tuas contas afiguram-se-me correctas mas tenho sérias dúvidas que se possam vir a concretizar.
Inteira razão no que se refere à eventual passagem aos oitavos de final. Não temos andamento para mais cavalarias a não ser que se consiga o 1º lugar do grupo - o Manchester também está uma lástima...- e calhe em sorte um adversário acessivel, se é que exista algum...
Esperar para ver.
Um abraço

JC disse...

1. Bom, como deves calcular nem sempre dá para escrever alguma coisa. Normalmente tal acontece quando acho pouco tenho a acrescentar ao que outros dizem. E tb vim mal disposto, como deves calcular.
2. Mas estou, basicamente, de acordo contigo no que diz respeito a Gaitán: não tem desequilibrado e não joga colectivamente. Quanto à preparação física... O meu filho disse-me o mesmo; mas não sei... Achei que as alas estiveram mal e no SLB são básicas p/ as transições. Bruno César não é um ala e Gaitán esteve mtº mal. E sem isso não há desequilíbrios.Tb achei a equipa esteve sempre preocupada c/ a prestação do Luís Martins e isso foi quase como jogar c/ 10. Não me parece o miúdo tenha grande futuro...
3. Como diz o meu filho, se nos calhar o Madrid ou o Barça é melhor pedir escusa e não jogar. Concordo.
Abraço

gps disse...

Gostei da frase

"atenção ao que se possa passar em Olhão...)"