quinta-feira, abril 01, 2010

História(s) da Música Popular (157)


The Lemon Pipers - "Green Tambourine"

Bubblegum (VIII)

Curioso, curioso nesta história da “Bubblegum pop” é que acaba por ser um tema "paredes-meias" com o psicadelismo o primeiro a atingir o #1 nas "charts". Nada de estranhar, se tivermos em conta corria o ano de 1968 e o ano anterior tinha inaugurado a era dos “summer of love”. Curioso, também, que o tema tenha vindo do Brill Building, via Paul Leka e Shelley Pinz; mas nada de espantar sabendo que era lá o centro do negócio da “pop music” e, por isso mesmo, havia que estar atento às modas emergentes e tendências sociais.

Pois o tema que inaugura a idade de oiro da “bubblegum music” chama-se “Green Tambourine” e foi gravado não por nenhuma das duas bandas mais emblemáticas do estilo-género, os Ohio Express ou os 1910 Fruitgum Company, mas por uns rapazes que existiam mesmo, até tinham pretensões a ser músicos “à séria” e se chamavam Lemon Pipers - que, por sinal, e oh! coincidência, tinham vindo do estado de Ohio. E, claro, a editora foi a Buddah Records, a mesma dos Ohio Express e da 1910 Fruitgum Company, para não variar.

Pois, que mais há a dizer? Bom, muito pouco, nestas coisas do “mastiga e deita fora”. Apenas ouvir e divertirmo-nos, enquanto tem cor, é doce e faz uns balões mesmo a preceito.

6 comentários:

ié-ié disse...

Lembrei-me agora, de repente, que podias coligir os teus textos e editar em livro como fez o Luís Mira.

Aparece no lançamento e falaremos ao editor!

LT

JC disse...

Os meus textos só têm existência c/ as músicas. Por isso, em livro não dá. Por exemplo, seriam bem mais adequados, com as músicas respectivas, na rádio,numa rubrica diária de 5'. Se souberes da alguém interessado...
Abraço

Rato disse...

Vai haver o lançamento de um livro do Luis Mira? Quando e aonde?

JC disse...

No sábado, dia 17, na Bucholz. Pelas 16.30H. Aparece.

Rato disse...

E onde é que isso fica?

JC disse...

Na Duque de Palmela, perto do M. de Pombal. Sobes a Alex. Herculano e é a 1ª à dtª, onde ficava o "Expresso".