quinta-feira, abril 30, 2009

S. C. Olhanense, FCP e o "sistema"

Teria tudo para me congratular com a mais do que provável subida do Olhanense à 1ª Liga, um clube tradicional e com uma efectiva inserção na comunidade local, com público no seu estádio. Teria...

Mas o que é um facto é que o Sporting Clube Olhanense actual, com três jogadores emprestados pelo FCP e um treinador seu ex-capitão (não está em causa a minha admiração e respeito profissional por Jorge Costa, que são elevados), parece bem ser mais um daqueles casos de “filiais” ou clubes subsidiários que, à sombra dos empréstimos e transferências de alguns jogadores, o FCP tem por aí semeado nos últimos anos, um pouco como o acontecido com o Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora e, até, Académica. Aliás, seria bem interessante investigar o tráfico de influências, ligações e acordos menos claros que se vão estabelecendo na base dos empréstimos e compra de passes de alguns jogadores cujo único objectivo parece ser, primeiro, o de fazer um favor ao clube vendedor (e não há almoços grátis!) e, depois, tirar eventuais benefícios do seu empréstimo ao clube que na ocasião der mais “jeito”. Será que o tão falado “sistema” já lançou por aqui os seus tentáculos?

5 comentários:

ZP disse...

Estive a consultar o site do ZeroZero.pt e ...

O Olhanense também tem jogadores emprestados por Benfica (André Carvalhas), Sporting (Paulo Renato e João Gonçalves) e Braga (Ricardo Ferreira)

Andarão todos a tentar sabotar o sistema:)

JC disse...

Do FCP tem três, além do treinador ser quem é. Mas o que disse s/ o FCP vale para qualquer outro clube que actue do mesmo modo; até o meu. Como pode ver no meu "post" anterior s/ a questão dos empréstimos e contratações, é uma posição de princípio.
PS. Já agora, no site no SCO não vem referenciado o tal André Carvalhas como integrante do plantel. Mas isso nada altera a minha posição de princípio, como disse.

JC disse...

Já agora: se leu o meu "post" original, pode confirmar que só coloco este problema em relação ao SCO em virtude de, mtº provavelmente, este ascender à 1ª div. Ñão sou, por princípio, contra os empréstimos a clubes que disputem outras competições, embora de forma regulamentada.

zp disse...

O Jorge Costa não saiu pela porta grande do FCP

Pelo facto de ter sido jogador do FCP não significa que seja tendencioso ou que apenas possa treinar clubes associados ao FCP

O André Carvalhavas esteve emprestado pelo SLB ao Rio Ave até Janeiro

JC disse...

Foi capitão e jogador de referência do FCP, ZP. Por sinal grande profissional e excelente jogador pelo qual tenho admiração.
Obrigado pela informação S/ o André Carvalhas. como disse, a análise que fiz vale para todos.