quinta-feira, abril 02, 2009

Ricardo Quaresma: José Mourinho ter-se-á mesmo enganado?

Parece que José Mourinho admitiu que se enganou ao ter contratado Ricardo Quaresma... Bom, para além de um engano de vinte e tal milhões de euros ser suficiente para justificar despedimento e uma mancha inapagável no curriculum em qualquer empresa fora do Estado ou do sector futebolístico (digo eu, que admiro José Mourinho como personalidade e treinador profissional), estamos em presença de algo mais do que um simples engano, já que me parece dificilmente Ricardo Quaresma fosse alguém a quem se pudesse vaticinar grande êxito no futebol internacional. Disse-o aqui desde bem cedo, para que conste.

A contratação do jogador Ricardo Quaresma pelo Inter de Milão, foi, isso sim, mais um enorme favor que o treinador José Mourinho prestou ao FCP numa situação em que este precisava de “encaixar” mais-valias significativas através da venda de alguns dos seus activos mais valorizados e representou o culminar de todo um processo de valorização artificial do jogador para o qual o FCP contou com a sempre prestimosa colaboração de uma parte significativa da imprensa desportiva, o que só comprova o domínio ideológico que, também a este nível, o FCP conseguiu nos últimos vinte anos. Todos nos lembramos, neste processo, dos ataques de que foi vítima Luís Filipe Scolari pela não convocação do jogador para o Mundial de 2006 e das pressões para lhe atribuir a titularidade no Europeu de 2008, sendo portanto desnecessário acrescentar o que quer que seja. Interessante, a este nível, notar que, após a contratação de Ricardo Quaresma pelo Inter de Milão, mais nenhuma voz significativa se levantou em defesa do jogador, pugnando pela sua convocação. O objectivo estava então já conseguido!

Nota final: o FCP continua a sua “saga” de contratações em clubes que irá defrontar na Liga ou na Taça de Portugal. Agora foi Orlando Sá, o tal “ponta de lança” chamado por Carlos Queiroz sem ter marcado um único golo no seu clube e tendo jogado apenas escassos minutos. Acreditam que, como dizia Eduardo Guerra Carneiro, “isto anda tudo ligado”

2 comentários:

JC filho disse...

A verdade é que eu vejo o FCP a mexer-se no mercado nacional (o que lhe tem dado excelentes resultados no passado) e o Benfica e o zbording a ver passar navios! Não digo que todas as contratações do FCP irão ter resultado, mas o certo é que muitas delas dão! A única contratação do Benfica no mercado nacional o ano passado (esquecendo o Jorge Ribeiro que foi um favor ao Boavista!) foi a mais bem sucedida (Ruben Amorim). Acho, por exemplo, que o Varela poderá ser uma boa aposta. Parece-me um jogador tipo Derlei, forte e com explosão!

JC disse...

Pois, mas não é a política de recursos humanos do SLB que está aqui em causa. Sobre isso já por aqui opinei várias vezes, mas o problema é sempre o mesmo: o SLB tenta "queimar" etapas, na tentativa de ser campeão a todo o custo, e por isso opta por contratar jogadores já "feitos" no mercado internacional. Tem sido um erro, mas resta saber tb se, actualmente, o SLB pode competir c/ o FCP no mercado nacional. Por mtªs e várias razões, umas evidentes e outras nem tanto mas que todos pensamos conhecer, quanto mais não seja pelo modo como se prestam e retribuem favores nas organizações sicilianas,tenho as minhas dúvidas.