quarta-feira, abril 29, 2009

A humilhação pública de Jesualdo Ferreira

O presidente do FCP tem por política não admitir que alguém no clube possa, de algum modo, pelo seu curriculum e estatuto assumido consequência dos êxitos conquistados, ensombrar, por muito pouco que seja, o seu estatuto de “Papa” e o seu poder absoluto perante os accionistas e sócios, assim tornados súbditos. Está no seu direito, claro está, competindo apenas a esses mesmos accionistas e sócios decidirem da justeza dessa actuação. José Mourinho bem o percebeu e, como tem algum estofo e o estatuto de campeão europeu e o seu valor lhe abriam outros voos, perante as públicas investidas das sturmabteilung de Pinto da Costa bateu a porta com estrondo para que todos percebessem o que estava em causa.

Serve este intróito para realçar a patética actuação de Jesualdo Ferreira, quase pedindo de joelhos ao presidente do FCP para lhe renovar o contrato e, nas suas prestações públicas, assumindo a ideologia e a cultura do “patrão” como se tivesse por lá nascido e medrado. Isto enquanto Pinto da Costa resolve mostrar em público que (e Jesualdo me desculpe a analogia - "honni soit qui mal y pense") "traz o animal toureado".

Vejamos: Jesualdo não é um novato destas coisas; já ultrapassou os sessenta anos e ninguém contesta o seu saber e competência; possuí uma licenciatura por uma universidade prestigiada; ao longo da sua carreira por certo angariou pecúlio que lhe permita desafogada reforma e não lhe faltarão propostas, como treinador ou outras, para a complementar; nunca se lhe conhecera antes simpatia desportiva pelo FCP e pelo seu modus operandi. Pergunto, pois, porque se sujeitará a tal amesquinhamento, a tamanha humilhação?

Sou benfiquista e a saída de Jesualdo enfraquecerá o FCP, sendo esse o meu desiderato? Não será por aí: a questão FCP pouco tem a ver com quem ocasionalmente o treina; um tal Carlos Alberto Silva e um certo António Oliveira por lá foram campeões. Não gosto de ver alguém por cujo profissionalismo tenho (tinha?) alguma consideração se humilhe e rasteje (gostaria de acrescentar: sem necessidade, mas haverá alguma vez necessidade de tal coisa?) perante alguém que considero como exemplo do que de pior existe no Portugal do presente, a ele se sujeitando? Uma renúncia de Jesualdo Ferreira seria uma derrota de Pinto da Costa? Estas duas últimas interrogações afirmativas estarão mais perto da verdade, mas quantos milhões de portugueses comigo as não partilham?

10 comentários:

ZP disse...

O prestígio do Jesualdo Ferreira tem crescido imensamente neste campeonato pelo que será lógico que permaneça (nos anos anteriores apontava-se como ponto fraco a menor competitividade a nível da Liga dos Campeões, algo que conseguiu inverter na eliminatória com o Man United)

Penso que não terá sido humilhação. Pelo contrário a continuidade já estará apalavrada estando no entanto a aguardar pela vitória no campeonato [não vá o diabo tecer alguma :]

O Pinto da Costa "sabe-a toda" :)

JC disse...

A questão essencial não é a da permanência; francamente, se entendeu bem o "post" isso nada me interessa. A questão essencial é o espectáculo e a humilhação a que Jesualdo se sujeita num clube que é dirigido por um personagem semelhante a um "padrinho" e usando metodologias características desse tipo de organizações. Aliás o conteúdo do seu comentário ["o Pinto da Costa sabe-a toda":)] apenas vem confirmar o que digo sobre o seu presidente e a forma como o clube é dirigido com o aval tácito ou explícito (ou apenas a condescendência) de quem exprime opiniões como a sua.
Cumprimentos

ZP disse...

Contra factos não há argumentos

Taças intercontinentais
Liga dos Campeões e Taça dos Campeões Europeus
Domínio em Portugal

Até personalidades insuspeitas como Alex Ferguson elogiaram o FCP que é um clube que vende os seus activos e ainda se mantém competitivo ano após ano

"Só não vê quem não quer"

JC disse...

Tenho valores, meu caro ZP. E, por isso, para mim os fins não justificam os meios. Tb há quem enriqueça a traficar droga, na prostituição ou no proxenetismo. Ou no jogo ilegal e faça propostas a quem não pode recusá-las.

ZP disse...

Não estará a exagerar nas comparações

O FCP é uma equipa com elevado profissionalismo a todos os níveis, pelo que será pela arbitragem que tem dominado o futebol luso, mas sim por mérito próprio e demérito dos seus oponentes (basta ver como jogaram esta semana e comparar com os jogos de SLB e SCP)

ZP disse...

Deveriamo-nos congratular por termos uma equipa portuguesa com espiríto vencedor

Não vale a pena esconder o sol com a peneira e continuar a afirmar que o FCP é uma mafia e que os outros clubes são imaculados

Influências sempre houve e sempre haverá.

Há quem acuse o SLB de ter sido beneficiado durante o Estado Novo. Também será verdade mas não nos podemos esquecer dos grandes jogadores que por lá passaram.

O mesmo se passa actualmente com o FCP. Haverá alguma influência, mas a equipa é muito mais competitiva do que os seus principais opositores.

E só não vê quem não quer :)

zp disse...

Errata

pelo que NÃO será pela arbitragem que tem dominado o futebol luso

JC disse...

Não falo s/ arbitragens, como já disse. Enquanto esse for o foco das discussões s/ o futebol português nada se resolve de fundo. Essa já terá sido uma questão-chave, nos anos 80 e 90,mas, quanto a mim, já não o é no mesmo sentido em que o foi no passado. A questão, tb como já afirmei, não é o facto de o FCP ser actualmente melhor equipa e ter os melhores jogadores: nada disso eu contesto. É como, com que métodos e de que modo, lá chegou. O SLB dos anos 60 dominou o futebol português e foi um grande competidor em termos europeus (2 TCE e 5 finais) graças a um conjunto de circunstâncias (c/ Otto Glória assumiu o profissionalismo pleno + cedo, tinha boa prospecção em África e beneficiou assim de um campo de recrutamento + vasto, era um clube + popular nas suas origens e massa associativa e Lisboa era uma cidade c/ um crescimento económico e populacional enorme, teve alguma sorte na final de Berna, etc, etc) que nada tiveram de ilícito, mesmo que depois disso possa ter beneficiado de alguma protecção dos árbitros como acontece sempre c/ os clubes + poderosos. O caso do FCP é bem diferente: embora tenha beneficiado de uma conjuntura sócio-económica extremamente favorável, com o poder económico e político emergente no norte e em declínio em Lisboa no final dos anos 70,e ter sabido moldá-la numa ideologia consistente (norte contra o sul) foi construído, apoiado nessa conjuntura favorável, com recurso à subversão da legalidade. Depois foi só preciso manter...
Cumprimentos

ZP disse...

Afinal o Jesualdo já estava contratado desde o jogo com o Manchester e não se andava a rebaixar como insinou o JC

ZP disse...

Ser anti-FCP é um dogma :)

Não é preciso ter provas ?

O que parece é ?

O que não parece, ainda assim pode ser ?