quarta-feira, dezembro 08, 2010

FCP, SLB e a hipótese de fusão das ligas nacionais: duas posições distintas

Uma das bases em que tem assentado a estratégia que conduziu o FCP à hegemonia do futebol português tem sido a do fortalecimento do clube à custa do enfraquecimento global da indústria. Quer dizer: para conquistar títulos e assim se fortalecer internamente, partindo daí para algumas relevantes conquistas extra-muros, o FCP, subvertendo a normal concorrência através de actividades que lançaram a suspeição sobre a respeitabilidade global do negócio (actuação junto de árbitros, suspeita de manipulação de resultados, domínio do dirigismo desportivo por meios nem sempre lícitos e transparentes, satelização de políticos, clubes e treinadores, etc, etc) acabou certamente por fazer não só com que muitos espectadores se afastassem dos estádios e dos televisores, como por banir da indústria muita gente com capacidade para a dirigir com competência e a conduzir por caminhos bem diferentes dos actuais.

Por esta razão. e também por ter na sua base uma ideologia que não lhe permite crescer significativamente muito para além das suas fronteiras regionais, o FCP será o clube português que mais se oporá à fusão de ligas nacionais ou à criação de uma Liga Europeia, que possa vir a substituir as ligas nacionais, condição de sobrevivência da indústria e do aumento de competitividade dos principais clubes em Portugal, principalmente do único que, perante um certo declínio do SCP e sua subalternização estratégica face ao FCP, tem neste momento verdadeira dimensão nacional e capacidade de expansão fora das fronteiras: o SLB.

9 comentários:

pois disse...

Meu caro,

Não ia comentar este artigo, porque isto não é artigo nenhum. Isto é um exercício de "umbiguismo" ressabiado, com mentiras repetidas exaustivamente de modo a que possam parecer verdades e com uma demagogia "altarista" fundada em... infundada meu caro, ridiculamente infundada.
Desde logo, a incapacidade para encarar e justificar (pode ler-se engolir) convenientemente o mérito das “relevantes conquistas extra-muros”, que não foram algumas, foram muitas se tivermos em conta a dimensão e realidade do futebol português.
O que afasta os espectadores dos estádios para primeiramente os atirar para a TV, não é o que diz. São: a falta de qualidade, qualidade dos intervenientes e das instalações; as brincadeiras constantes com horários; o custo do espectáculo e respectivas deslocações; etc., etc. O que afasta os espectadores da TV é a descrença…
O seu segundo parágrafo só não me irritou porque me fez rir compulsivamente. Quando, em 2000, formaram o G14, sabe qual, entre os fundadores, era o único clube português? E quando em 2002 aceitaram novos membros, estaria entre eles o CR? Não, não estava. Só em 2007, quando o alargamento se dá a 24 clubes o CR é convidado. (http://en.wikipedia.org/wiki/G-14). A transformação do próprio modelo de competição da CL (com introdução da fase de grupos, talvez os primórdios de uma liga europeia) teve a participação activa do G14e dos seus membros.
Fora de fronteiras, onde se nota primazia do CR é no número de derrotas. Na Taça dos Campeões Europeus (porque a nomenclatura CL só apareceu em 1993 e o slb ainda não teve tempo de…) em 89/90 com o Milan, em 87/88 com o PSV, em 65/66 com MU, em 64/65 com o Inter, em 62/63 novamente com o Milan até que em 60/61 e 61/62 lá se encontram as longínquas vitórias do slb. Ou mesmo na extinta Taça Uefa, em 82/83, com o Anderlecht. Sempre em crescendo, comprovadamente.

Um disse...

Não posso deixar de concordar com o JC quando fala na mais que previsível oposição do FCP. Num contexto desses não passaria de um clube regional. É mais confortável a actual hegemonia interna. E o diabo é que uma hegemonia largamente baseada na trafulhice é dificilmente exportável.

JC disse...

Bom, meu caro Pois: Estou a falar da substituição das ligas nacionais por uma liga ibérica ou europeia, não na coexistência de ambas como acontece c/ a CL.Quanto ao fastamento do público... Instalações? Os estádios oferecem hoje em dia infinitamente melhores condições aos espectadores, e é o que se vê quanto ao público. Os horários? A Premiership tem jogos à hora de almoço!Deslocações? Mtº mais rápidas do que há 20 anos e, genericamente, mais baratas através das organizações dos clubes e suas "casas". Preço? A preços constantes, os bilhetes não aumentaram. Falta de credibilidade e incapacidade de competir c/ os jogos de Espanha e Inglaterra transmitidos pela TV, o que remete para a necessidade de reformulação dos quadros competitivos de que falo neste "post". Alguém, que não seja adepto entusiasta (e mesmo assim...)de um desses clubes tem paciência para ver um SLB-Naval, um FCP-Olhanense ou um SCP-Portimonense quando pode ver na TV jogos bem mais interessantes e competitivos de Arsenal, Man. United, Madrid ou Barça?

pois disse...

Ao caro Um,

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COMPETICOES/COMPETICOES_EUROPEIAS/VENCEDORES

São as exportações onde pode ver o que é efctivamente exportado. Onde é baseada a hegemonia, é uma questão de ter ou não a cabeça enfiada no...

Meu caro JC,

O caminho far-se-á sempre caminhando. A substituição poderá acontecer mas vai sempre passar por estágios intermédios dos quais a coexistencia em moldes do tipo CL ou outros do género.
Quanto às instalações, se efectivamente algumas estão efectivamente melhores (as do euro 2004) outras continuam cada vez piores. O que difere essencialmente a Premiership da n/ Liga é que os seus espectadores habituais têm um vencimento, em média, cinco vezes superiores aos da nossa. Deslocações mais rápidas e mais seguras sem dúvida, mas mais baratas? Só se boicotar as portagens, roubar os combustíveis, tiver guardada a marmita e por ai fora. O JC informado como demonstra saberá concerteza o vencimento médio dos tugas! Para não remoer, meu caro, os preços são genéricamente e para os jogos mais interessantes "muito baratos", efectivamente.
Interessante, interessante é ver um Barça - Almeria, ou um Bolton - Raio que os parta. É obvio que os jogos entre equipas grandes, ou entre equipas rivais, ou entre equipas competitiva e qualitativamente equiparadas (por cima) serão sempre muito mais apetíciveis, mas também existem os outros... no futebol e no resto.

JC disse...

Apenas 2 reparos, caro Pois: Onde foi buscar a ideia de que os britânicos ganham 5X mais do que os portugueses? Calculo, em média, 2.5X, e mesmo assim... A ocupação média dos estádios da Premiership é superior a 90% e os principais clubes enchem só c/ os bilhetes de época (e até têm lista de espera), o mesmo acontecendo com o Madrid e Barça. Experimente tentar comprar um bilhete para Old Trafford (70 000), Stamford Bridge (42 000), Bernabéu ou Camp Nou, mesmo para um jogo contra equipas de 2ª linha...

pois disse...

O recente aumento das propinas colocando-as perto dos 10.000€ é indício que o seu rendimento deve ser identico ao nosso. 3 ou 4 vezes mais será, concerteza, o seu salário mínimo.
Cumprimentos.

JC disse...

Vá lá informar-se devidamenre e depois falamos...

JC disse...

Do DN: "Este projeto de lei, que entra em vigor no ano letivo que começa em 2012, determina que as propinas subam das atuais 3290 libras (3840 euros) para 6 000 libras (7 000 euros) e, em alguns casos, para 9 000 libras (10 500 mil euros).

O montante, que é pago através de um sistema de empréstimos, só será pago de volta pelos estudantes quando estes tiverem empregados com um salário anual igual ou superior a 21 mil libras (25 mil euros)."

Ludovic disse...

Representar uma região não é limitativo, muito pelo contrario. Já ouviu falar de um clube chamado FC Barcelona?

O resto do artigo nem merece atenção.