terça-feira, abril 07, 2009

Odeio-os, ainda mais porque a sua atitude me obriga a odiá-los

Não, não me peçam o que não posso dar. Não me peçam que diga que não sofri que nem um danado, que não comemorei os golos do “United” como se fossem os do meu “glorioso”, que não disse dos piores palavrões quando dos golos do FCP, que o meu vizinho de baixo não tenha dado pela fúria dos meus pés quando os remates de Rooney, Ronaldo e Paul Scholes não levavam a direcção correcta. Não me peçam nada disso, que posso por vezes ser obrigado a ser hipócrita (que remédio: ao que nos leva tantas vezes a sobrevivência), mas o futebol guardo mesmo para as minhas emoções.

Por isso, não me peçam análises dos jogos do FCP: das tácticas, dos princípios e modelos de jogo, das transições de Luís Freitas Lobo. Não me peçam nada disso, muito menos elogios, que eu, ateu dos quatro costados, até sou capaz de prometer umas velas à Senhora de qualquer coisa, uma ida a Fátima, até mesmo a Compostela, talvez uma conversão, se qualquer das Santas me garantir, preto no banco - ou encarnado tingindo aquele azul encardido -, que o “United” vem às Antas e humilha este FCP, eliminando-o. Assim mesmo: sem espinhas.

Que querem? Odeio-os e acho a culpa é deles, que a tal sentimento me obrigaram. Não é mesmo razão para os odiar ainda mais?

12 comentários:

Rato disse...

Já somos dois, caro maltês!
Mas a esperança de os ver fora será a última a morrer.

JC disse...

Apoiado, caro Rato!

Anónimo disse...

É por estas e por outras que os benfiquistas também são odeados por quem gosta de futrbol

gin-tonic disse...

Só agora aqui chegou mas a tempo de deixar a sua solidariedade.
É para que estados de alma como este possam ser lidos por outros que entendo que se deve lutar pela liberdade de expressão até às últimas consequências.
Quem vive um clube de futebol - e muito especialmente o Benfica - está pouco interessado com o futebol. Os golos até podem nascer de penaltys inventados, golos com a mão, em nítidos fora de jogo.
O resto são hipocrisias e blás-blás...
Há uns anos atrás, por causa de um Benfica-Sporting, perguntaram ao velho Artur Semedo se ele estava à espera de um bom espectáculo e ele respondeu logo que se estava nas tintas para isso, porque o que ele queria era que o Benfica ganhasse e acrescentou que quando queria ver ópera ia ao S. Carlos.
Todos os meses torço-me todo quando dou o dinheiro ao oliveirinha para que possa ter a Sport TV e ver o futebol inglês. Aí sim, porque gosto mesmo de futebol!...

ZP disse...

Compreende-se que apoie o Manchester pelo facto de ser descendente de ingleses, mas já não será tão compreensível esse ódio pelo FCP.

Eu sou adepto do Sporting. Quando era pequeno não gostava do FCP porque considerava que tinha adeptos e dirigentes arrogantes.

Hoje em dia respeito o FCP e tenho a convicção de que a atitude/forma de estar do FCP (*)deveria ser um exemplo para SCP e SLB

(*) se excluírmos apitos dourados - apesar de ter a opinião de que não há clubes isentos no que concerne a influenciar os árbitos

Eu que até já fui Benfica (nos primeiros anos da minha), hoje em dia simpatizo mais com o FCP. Porque considero que os adeptos do Benfica ainda são mais arrogantes do que os do FCP, pois teimam em afirmar que o FCP é um clube de bairro, que tem 6 (ou mais) milhões de adeptos, que o SCP não ganha nada [apesar de - nestes últimos anos - ganhar mais títulos do que o SLB], ...

ZP disse...

Errata: fui adepto do Benfica nos primeiros anos da minha vida

JC disse...

Caro ZP:
O seu comentário reflecte um pouco o capitulacionismo do SCP e dos sportinguistas perante o FCP e a sua "cultura" desportiva e empresarial. Sendo o SCP um clube fundado por um aristocrata e onde essa herança ainda de certo modo persiste, onde grande parte das elites deste país se reconhece, seria de esperar - e eu, apesar de benfiquista gostaria que isso assim acontecesse - uma atitude diferente dos meus amigos "lagartos" na defesa dos valores que acho, por herança e património, deveriam ser os seus.
já agora, o FCP é um clube maioritariamente regional, o SLB tem comprovadamente 6 milhões de adeptos, mas acho que o SCP, um clube que respeito, em face das suas actuais limitações financeiras, tem conseguido resultados mtº assinaláveis, claramente acima dos do meu clube.
Um abraço

JC disse...

Mais ainda, caro ZP: esse capitulacionismo que referi até poderá ser uma atitude afinal inteligente: a constatação de, nas condições actuais, o seu SCP não ter capacidade para competir de igual para igual, contentando-se assim com as migalhas deixadas.
Cumprimentos.

ZP disse...

O Sporting fica com as migalhas, enquanto que o Benfica com um orçamento bastantes superior fica com o que resta das migalhas

Zp disse...

Da net

O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos". Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada. "No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

ZP disse...

Enquanto que os "Lampiões" continuam a achar que são os maiores, o FCP vai-se aproximando do Benfica em campeonatos ganhos, em nº de adeptos, etc.

Só não vê quem não quer

JC disse...

É verdade o que diz, ZP, e o resultados da gestão catastrófica do meu clube nos últimos... 20 anos. Mas o seu SCP tb não tem ajudado, ou tido capacidade, para inverter a situação. AH!, e sou dos que acho que em termos de "heritage" e de potencial somos de facto os maiores mas isso, devido a má gestão, não se tem traduzido em resultados desportivos nos últimos anos.