quinta-feira, abril 17, 2014

3 notas sobre o SLB - FCP de ontem

  1. Nos anos anteriores, o FCP de Villas-Boas e, depois, de Vítor Pereira, embora mais o o do primeiro do que o do segundo, chegava ao Estádio da Luz e, com arrogância, tomava conta do jogo, "montando o seu negócio" de posse e circulação de bola no meio-campo do SLB, obrigando o jogadores contrários a correrem atrás da bola, enervando-os, e dificultando as saídas a jogar do meu clube, que, n,a maior parte das vezes, se via na necessidade de jogar directo para Cardozo. Os resultados, infelizmente para o meu "Glorioso", foram os que foram. Nada disto se viu este ano, quer na Luz quer em Alvalade, ao ponto de eu olhar para o FCP e não perceber qual a sua ideia de jogo. Parece-me, por isso mesmo, que embora o seu plantel esteja longe de ser famoso, o problema começa exactamente num modelo de jogo que ninguém muito bem entende qual seja e que acaba por chegar ao seu ponto mais baixo quando a equipa entrega a bola a um jogador "meio desmiolado" como Quaresma para que ele "resolva" o que a equipa não consegue resolver. Por vezes, Quaresma até resolve e torna-se parte da solução, mas na maior parte do tempo, individualista, sem "miolos" e jogador "por conta própria", acaba por contribuir para a descaracterização da equipa e do seu modelo de jogo tradicional, tornando-se parte do problema. Percebe-se porque não fez carreira.
  2. Querer, garra, ambição do "meu" SLB no jogo de ontem? Sim, mas só isso nunca chegaria. Principalmente duas coisas essenciais: 1. um modelo de jogo  claro e assimilado por todos, que, com ajustes, se mantém há cinco anos e torna fácil a qualquer um entrar na equipa e saber o que deve e tem de fazer e 2. uma diferença abissal de qualidade entre os melhores jogadores de um e outro plantel, o que remete para o investimento feito nos últimos anos e para a qualidade da equipa de "scouting".
  3. Jorge Jesus tem muitos defeitos e enormes qualidades. Ao longo dos anos, e perante as desilusões sofridas, as qualidades parecem finalmente querer superar os defeitos. Mas para a maioria da imprensa (ou lá o que é) desportiva o SLB parece resumir-se aos "faits-divers" de Jorge Jesus, o que diz e não diz, o "caso" Cardozo, a "história de Guimarães", a expulsão de ontem e por aí fora. Sei que o tablóidismo sensacionalista que domina o comentário futebolístico se alimenta destas coisas e das teorias da conspiração, mas, por uma vez, mesmo que aqui e ali, poderiam ver mais longe e olhar também para dentro da "quatro linhas" e para o que tem sido feito em outras áreas do clube. Ou seja, talvez fosse chegada a hora de tentarem perceber um pouco mais do jogo e do negócio que o envolve. Mas digo isto sem esperança... 

4 comentários:

Vic disse...

Quer dizer, desta vez foi o Benfica que "entrou com arrogância, e tomou conta do jogo". :-)
Já agora, ficava-lhe bem dar a mão à palmatória sobre as suas alusões de pré-época sobre o Sporting não ter equipa para discutir os dois 1ºs lugares, visto a sua equipa estar, em qualidade e quantidade de plantel e qualidade, a milhas dos dois "colossos" do futebol indígena. Para quem sobraria, e a muito custo a disputa do 3º lugar, estar a 3 jornadas do fim a morder os calcanhares do 1º e sem o deixar festejar o titulo descansado, digamos que as previsões saíram um bocado ao lado (e nem tem nada a ver com o atraso do FCP)

Abraço

JC disse...

1.Sim, foi o SLB que entrou com arrogância e tomou conta do jogo. O FCP estava a jogar apavorado, e só o disparate do Siqueira lhe permitiu respirar.
2. Não dou nem mão nem pé a nenhuma palmatória. A minha opinião mantém-se e o SCP só consegue o 2º lugar em função das enormes asneiras de gestão do FCP. As análises de pré-época são feitas tendo em atenção condições de normalidade o que significa que ninguém conseguiria tb prever o 7º lugar do clube na época anterior. E, em função disso, mantenho a minha opinião p/ a próxima época: na luta pelo título, o SCP será sempre um "outsider", mas sobre isso falarei depois de finda a época actual.
3. E nunca disse que o SCP conseguiria o 3º lugar a mtº custo. Antes pelo contrário: sempre disse que o SCP tinha obrigação de chegar ao 3º lugar com normalidade.

Vic disse...

Nunca me senti dono de uma verdade absoluta, e por isso não tenho problemas em dar a braço a torcer em algumas ocasiões. Mas também não envieso o discurso.
Eu não falei na má época do FCPorto, porque não é a má época que influencia a classificação do SCP. É que mesmo que o FCPorto estivesse a fazer uma época, digamos, ao nível habitual, o SCP estaria na mesma, a discutir o título com o Benfica até agora...como está, o que será sempre de assinalar se tivermos em conta que o SLB tem "o melhor plantel dos últimos 30 anos". E foi isso que referi na minha resposta anterior.
Mas quanto às asneiras de gestão do FCP, que as houve, cá estaremos para ver se, ao Benfica não ficará também caro, o título que este ano conquistará. Para já, ficará sem aquele que é neste momento, o seu melhor atacante e veremos quantos mais se lhe seguirão, aliás, à semelhança do que está para acontecer no FCPorto.
O Benfica decidiu manter o plantel, na esperança de conquistar o titulo. Pelos vistos a estratégia foi bem delineada e surtiu o efeito desejado. Vamos ver agora é se isso significa um sobressalto na hegemonia fo FCP, tal como sucedeu no título de há 4 anos, ou se isso significará uma mudança de paradigma no futebol português.
Na minha opinião, o que vai acontecer é que para a próxima época, haverá uma tendência para um equilíbrio entre os três grandes, porque enquanto o SCP tem neste momento as suas finanças equilibradas e o plantel será necessariamente reforçado - este não será suficiente para disputar a Liga e LC em simultâneo (a taça de Portugal tem relativamente poucos jogos e imagino que a taça da Liga não terá continuação), o FCP e o SLB serão necessariamente vendedores. Vamos ver é se quem vier para colmatar as saídas (não creio que sigam o exemplo do SCP e se vão abastecer às equipas B, até porque não têm aí grandes trutas para pescar), estará ao nível dos que irão sair.

JC disse...

1. Se o FCP estivesse a fazer uma época normal o SCP estaria em 3º lugar, que era exactamente o que eu prognosticava no início da época. E até disse que o poderia conseguir sem grandes dificuldades. Não acha que essa seria a normalidade ou só faz prognósticos no fim do jogo? Não estou portanto a enviesar qualquer discurso.Ponto.
2. Sobre a balanço da época e a próxima falarei em devido tempo.