domingo, novembro 10, 2013

3 notas sobre o SLB-SCP de ontem

  1. Confesso me custa a aceitar que uma equipa com um orçamento cerca de cinco vez superior ao adversário, com melhores e mais experientes jogadores, a ganhar por 3-1 ao intervalo e sem que as incidências do jogo a penalizem demasiado, precise de um prolongamento e de um enorme "peru" do guarda-redes adversário para ganhar um jogo. Porque jogou mal, porque a maioria dos seus jogadores foram incompetentes, porque a equipa contrária fez um exibição deslumbrante, muito acima do esperado? Nada disso: o SLB fez uma exibição acima da média, alguns dos seus jogadores jogaram mesmo muito bem (Cardozo, Enzo, Amorim, Gaitán) e o SCP é uma equipa apenas ou pouco mais que mediana. O problema é que o SLB não sabe defender nas bolas paradas e isso fez ontem, como tem feito esta época, toda a diferença. Passámos assim da perspectiva do que poderia ter sido uma 2ª parte descansada, de controlo do jogo, a uma incerteza até final. Para uma equipa com aspirações, considero isto inaceitável.
  2. Até ontem, tinha visto alguns jogos de William Carvalho, no SCP e na selecção sub-21, todos via TV; procuro sempre seguir com alguma atenção os jogadores que a crítica desportiva vai assinalando como emergentes. Ontem, pela primeira vez, vi o jogador "ao vivo", no estádio, e custa-me a perceber tamanho "bruáá". Tem planta física invejável? Sim, mas é lento, joga ali num quadrado de 5x5 metros, demasiado posicional, entrega a quem está mais próximo, não sai a jogar e falha muitos passes. Ontem, tinha como seu homólogo Matic e isso ainda tornou mais gritantes e notórias as suas insuficiências. Confesso não perceber a crítica (o que não é caso virgem), e a sua convocatória para a selecção portuguesa é bem sintoma da actual crise desta. Ou estaremos apenas na presença de um "frete" a alguém?
  3. Ainda não foi desta que Ivan Cavaleiro conseguiu uma exibição positiva na equipa principal do SLB. Ingénuo, por vez trapalhão, deixa demasiadas vezes a sensação que a equipa está a jogar com menos um jogador. Longe vão as excelentes exibições na equipa B e na selecção sub-21. Não acredito Ola John não jogue um pouco mais do que Cavaleiro e apenas compreendo a insistência neste último por pressões vindas da SAD no sentido de mostrar algum retorno do investimento feito na formação.   

2 comentários:

Vic disse...

Acho mesmo que o único frete que vi ontem foi o que o árbitro fez ao Benfica. Mas já devíamos estar habituados depois do limpinho, limpinho Capela do ano passado.
Gosto de ver boas e isentas análises aos jogos. Mas completas, não só à 45 minutos, até porque o jogo tem 90, no caso 120.

Abraço

JC disse...

Se espera que me vá pôr aqui a discutir arbitragens, deixe-se disso. Abraço.