quinta-feira, abril 23, 2009

Pepe

O internacional português Pepe, jogador do Real Madrid, resolveu “passar-se” e agredir selvaticamente um companheiro de profissão, jogador do Getafe, quando este se encontrava no chão e o jogo parado. Não contente com isso, ainda dirigiu injúrias ao árbitro e tornou a entrar, indevidamente, em campo para comemorar o golo da vitória da sua equipa. Por estes seus actos, será punido pela LNFP com um mínimo de seis jogos de suspensão (repito: um mínimo), o que o impedirá de jogar pela sua equipa até final da presente época. Isto, claro está, independentemente da punição que o seu clube estipular, já que sendo um dos maiores clubes do mundo e os seus jogos vistos por milhões a sua imagem não deixará de ser afectada pelo episódio. Tal como o valor de Pepe enquanto “activo” do clube.

Como já começo a ouvir por aí o choradinho e as carpideiras do costume - “não podemos crucificar o rapaz”, “foi um acto irreflectido”, “está arrependido (era melhor que não estivesse!), etc -, e parecendo-me que neste país só existem dois tipos de culpados - os políticos e os “ricos e poderosos”, para o “povo da SIC”, e os pretos, ciganos e brasileiros, para as polícias – seria medida profilática e exemplar, para evitar a repetição de episódios tristes que todos conhecemos, que a FPF “dispensasse” Pepe de representar a selecção nacional no próximo jogo com a Albânia, em Junho, solidarizando-se assim com a LNFP espanhola. Depois das férias, de cabeça fria e cumprida a pena, Pepe, que até parece ser um cidadão exemplar, teria então oportunidade de voltar a defender as cores da sua selecção com a qualidade, profissionalismo e brio que todos sempre lhe reconhecemos.

13 comentários:

ié-ié disse...

Por mim, JC, nunca mais jogava à bola, só no quintal dele e sozinho.

Independentemente do que a "justiça" espanhola lhe fizer, por mim, again, nunca mais punha o pé na selecção portuguesa.

LT

JC disse...

Pois, mas tu estás "byassed" pois não gostas de portugueses naturalizados na selecção. E há antecedentes que fazem jurisprudência. Se um jogador deu um murro no seleccionador e só levou um ano de suspensão... Não sejamos tão radicais, já que o Pepe até parece não ser mau rapaz. O joguito contra a Albânia parece-me ser suficiente para lhe mostrar que a FPF não lhe abre a porta que a LNFP de Espanha lhe fechou.

ié-ié disse...

É verdade, sim senhor, não gosto de não-portugueses na selecção, mesmo havendo antecedentes que fazem jurisprudência (já não me lembro quem...).

Quanto à 2ª parte do teu comentário, JC, faz-me lembrar um amigo meu que diz "já começo a ouvir por aí o choradinho e as carpideiras do costume - “não podemos crucificar o rapaz”, “foi um acto irreflectido”, “está arrependido (era melhor que não estivesse!), etc". eheheh!

LT

JC disse...

1. Pepe é tão português como qualquer outro. Pq nunca ninguém fala do Bosingwa, do Makukula, do Petit, do Manuel da Costa, do Bischoff, etc? Só para PR é que é preciso ter tido sempre a nacionalidade portuguesa!
2. Tiveste graça. Já me puseste mais bem disposto... Mas outra opção, por exemplo, talvez a mais adequada, seria a FPF suspendê-lo da selecção por tempo idêntico à suspensão da Liga espanhola: só voltaria a jogar pela selecção quando tb pudesse fazê-lo pelo seu clube. A minha opção pelo jogo contra a Albânia, como podes ver pela explicação, era por pensar que apanharia os tais 6 jogos. mas, li, parece que asuspensão pode ir até 17. Assim sendo... Mas para sempre tb me parece exagerado até pq tem atenuantes (o seu bom comportamento e profissionalismo até aqui) e se dar um murro no seleccionador, com premeditação, valeu 1 ano de suspensão , há que ter em conta questões de proporcionalidade. Que raio, LT, o jurista és tu. La na minha faculdade, nas cadeiras de direito, limitavamo-nos a dividir o nº de págs pelo nº de dias que faltavam para o exame!

gin-tonic disse...

Convém não esquecer que Pepe é um digno representante da Escola do Dragão.
O seu acto é exemplo dessa escola no seu melhor.
Nada, mas mesmo nada, leva um futebolista a cometer uma selvajaria daquelas.
Bons rapazes, seja lá o que isso for, não fazem coisas destas!...

JC disse...

A escola do dragão, Gin-tonic, é mais fruta, café c/ leite, "quinhentinhos", Guímaro e guarda Abel!!! Passaram por lá jogadores profissionais respeitáveis, que eu admiro, como o Costinha e o Jorge Costa que até foi capitão. Não generalizemos.

ié-ié disse...

Ah! Ah! Ah!

Também usei esse truque de "gestão do tempo" ao dividir o número de páginas das sebentas/livros pelo número de dias que faltavam para os exames.

E dei-me bem!

Não, JC, Pepe não é o mesmo português que Petit, por exemplo. É um naturalizado! Provavelmente nem terá algum português na família, nem deve saber as cores da bandeira nacional!

E o nosso amigo Gin-Tonic acaba de dar mais uma prova por que os benfiquistas são tão odiados!

O que tem a ver uma coisa com a outra, se é que o Pepe tem a ver alguma coisa com o Porto...

Ou...

Os "bons rapazes" só estão no Benfica? Não me parece (nada)...

LT

LT

JC disse...

À face da lei é tão português como qualquer outro. Vale o primado da lei, meu caro, pq se não chegamos à Alemanha nazi onde os judeus, tão alemães como quaisquer outros, eram não-cidadãos. E quanto ás cores da bandeira nacional... quem costuma dizer isso é o Paulo Portas! E, já agora, desde que sou gente que pensa nunca cantei o hino. Sou menos português por isso e pelo facto de o meu pai ter nascido em Madrid, a minha avó em Cassis e os meus bisavós em Malta?
Conselho: deixa-te disso.
Quanto ao Gin-Tonic, perdoam-se facilmente esses manifestações de ultra-benfiquismo. São por uma boa causa.

gin-tonic disse...

Mão à palmatória:
No que toca ao Glorioso perde completamente as estribeiras. O mesmo em relação aos andrades.
Soube agora: Pepe levou dez jogos de castigo. Seria preferivel, por muito que ele vá meditar, ou lá o que é, que nunca mais jogasse futebol na vida.
Alguns anos de andar por aqui admito não ter visto algo semelhante.
Escola do FCP? Sim!
Fernando Couto, Jorge Costa, Bruno Alves, mais alguns.
Bons rapzes cá fora, dizem, dentro do campo, digo eu, perfeitos animais.
Mas já dei a mão à palmatória...
Qunro ao resto, Mr. Ié-Ié, voltaremos a falar quando (re)abrir a época da sopa de feijão. (private joke).
Um abraço

JC disse...

Eram um bocado sarrafeiros - os que referes - e o Alves ainda o é. Mas não consigo deixar de admirar o profissionalismo de Couto e Jorge Costa, dois excelenes jogadores.

Queirosiano disse...

E essa pérola chamada Paulinho Santos ?

Queirosiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JC disse...

Por esse, Queirosiano, não tenho qualquer espécie de admiração. E acrescento: e um tal Celso, de origem brasileira, que a jogar pela selecção portuguesa, na Luz, contra a Dinamarca, deu tal pancada no Simonsen, mesmo á minha frente, que foi expulso logo na 1ª parte?