sexta-feira, abril 24, 2009

Memórias de 24 de Abril e o futebol

Curiosamente, as últimas memórias que guardo de antes da revolução estão ligadas ao futebol. Primeiro, o célebre jogo de Alvalade entre Sporting e Benfica, com Marcelo Caetano presente, realizado pouco depois do 16 de Março das Caldas da Rainha. Vi o jogo na bancada central de Alvalade, situada por debaixo da zona reservada aos “cativos” dos sócios do SCP, e lembro-me bem dos entusiastas aplausos, à mistura com um ou outro arriscado assobio vindo da “superior”, que a sua presença, ladeado por João Rocha e Borges Coutinho, suscitou. Segundo julgo saber, a presença de Marcelo Caetano teria sido mantida em segredo através de instruções dadas pela Censura aos jornais, para que o efeito surpresa causado e a possível manifestação favorável não fosse tida por “orquestrada”. O Benfica ganhou 5-3 e ainda me lembro de um golo de Humberto Coelho. Mas o principal sentimento, perante a derrota do “golpe das Caldas e a recepção a Caetano, foi o de pensar que a ditadura estaria para lavar e durar”. Não estava, felizmente.

A outra memória guardo-a da véspera do 25 de Abril, faz hoje exactamente 35 anos. Tinha estado desde o princípio da semana (25 de Abril foi uma 5ª feira) a ser incomodado por um enorme “terçolho”, que me tinha causado enorme mal estar e mesmo alguma febre. Resultado: enfiado no quarto, quase sem luz e sem poder abrir os olhos, a pôr pomada oftálmica e compressas quentes, estiolava e desesperava. Na tarde de 4ª feira o malfadado “terçolho” começara finalmente a drenar e, como me sentisse melhor, lá fiz uma incursão na sala, ao fim da tarde, para ver um Magdeburgo-Sporting na televisão. Era o tempo de apenas dois canais, uma só televisão em casa e a transmissão de jogos era fenómeno apenas um pouco menos raro do que o avistamento de um OVNI. Tratava-se de um jogo das meias-finais da defunta Taça das Taças e o SCP, que tinha empatado o primeiro jogo, em Alvalade, por 1-1, perderia agora por 2-1, sendo eliminado. No dia seguinte, cerca das seis horas da manhã, alguém amigo dos meus pais nos acordava com instruções para que ligássemos a telefonia para o RCP. Depois de alguns sobressaltos (eram os “nossos” ou os “ultras” do Kaúlza?), a música de José Afonso sossegou-nos.
A partir daí nada seria como dantes...

5 comentários:

Queirosiano disse...

A memória prega partidas, mas... O jogo de que me lembro em Alvalade, logo a seguir ao 16 de Março, foi um Sporting-Porto que, se bem recordo, podia decidir o campeonato a favor de um ou de outro.

Foi um domingo particularmente longo porque nesse fim-de-semana ficámos retidos no quartel da Escola Prática de Infantaria, depois de abruptamente interrompida a semana de campo por causa do levantamento das Caldas.

JC disse...

Exacto, Queirosiano, foi nesse mesmo domingo e o SCP ganhou por 2-0. Mas o que me refiro (SCP-SLB) foi uns 15 dias depois, c/ a presença do Marcelo Caetano. Nesse SCP-FCP o Marcelo não esteve presente, como é de calcular. Nesse ano o SCP foi de facto campeão e ganhou a Taça, batendo o nosso "glorioso" na final por 2-0.

gin-tonic disse...

Sporting 3 - Benfica 5
Yazalde abriu o activo, aos 9 minutos, Humaberto Coelho empatou aos 13 minutos e Nené marcou mais dois golos, aos 31 e 36 minutos Aos 43 minutos, de grande penalidade, Yazalde, reduziu a diferença, Jordão (60 minutos) e Vitor Martins (67 minutos) colocaram a marca em 5-2. Aos 89 minutos, Dé, de grande penalidade, estabeleceu a marca final.
Penso que o jogo terá ocorrido a 31 de Março.
O Porto perdendo no Algarve por 2-1
com o OLhanense, viu o Vitória de Setúbal chegar ao 3º lugar depois de ter ganho 2-0 à CUF

ié-ié disse...

Foi com base nesse jogo, Queirosiano, que o Eugénio Alves escreveu a famosa crónica desportiva no "República" dando conta do 16 de Março.

LT

JC disse...

Este Gin-Tonic é uma enciclopédia...