terça-feira, setembro 18, 2007

História(s) da Música Popular (59)

Dusty Springfield - "Going Back" (Gerry Goffin - Carole King)

Herman's Hermits - "I'm Into Something Good" (Gerry Goffin - Carole King)
The Brill Building (IX)
O nome da londrina Mary Isobel Catherine Bernardette O’Brien (1939 – 1999, tendo a rainha Elizabeth declarado a sua tristeza quando da sua morte) pouco dirá a quem quer que seja fora do seu círculo familiar, mas se nos referirmos a Dusty Springfield (OBE, se faz favor), personalidade largamente controversa mas isso são outros “quinhentos”, a identificação será bem mais fácil, mesmo para os mais novos que viram um dos seus temas principais “Son Of A Preacher Man” integrar a banda sonora de “Pulp Fiction”. Mas se me perguntarem que compositor associo a Dusty, direi eu, e muitos outros iniciados nestas histórias ligadas à música popular, de imediato, Burt Bacharach e Hal David. Pois é, mas Dusty, que também interpretou com sucesso “The Windmills Of Your Mind”, o tema de “The Thomas Crown Affair” (o primeiro, com Steve McQueen, que em português se chamava “O Grande Mestre do Crime”), também recorreu a Gerry Goffin e Carole King, que eu saiba – e sei alguma coisa – pelo menos por duas vezes. Uma delas chama-se “Some Of Your Lovin’” e a outra este “Going Back” (1966), que soa mesmo a Burt Bacharach mas é Goffin e King. Diz-se que a interpretação deste “Going Back”, que os Byrds também “cobriram”, era muito elogiada por Carole King, com quem Dusty nunca trabalhou em conjunto, dizendo “que lhe partia o coração”. Digamos que, a mim, quase, por isso aqui a deixo para partir também os vossos.

Outro tema que aqui trago é talvez bem mais conhecido. Trata-se de “I’m Into Something Good” na interpretação dos Herman’s Hermits (Manchester 1963, cidade também dos Hollies e de Freddy & The Dreamers) de Peter Noone, o seu primeiro sucesso, #1 no UK em 1964 e também escrito por Gerry Goffin e Carole King. Os Herman’s Hermits e a sua música bem disposta e despretensiosa, nas margens da bubble-gum music, foram o que se pode chamar verdadeiros hit makers (“No Milk Today”, “There’s A Kind Of Hush”, “Can’t You Hear My Heartbeat”, etc, etc) e nas suas sessões de gravação chegaram a tocar os então músicos de estúdio Jimmy Page e John Paul Jones, mais tarde Led Zeppelin. Bom, e por hoje já chega. Voltaremos para o último capítulo de Goffin e King, passando depois a outras personalidades do Brill Building.

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